Frigoríficos pressionam e indicador recua R$ 0,39
23 de outubro de 2008
Mercados Futuros – 24/10/08
27 de outubro de 2008

Reino Unido: preços do gado caem com crise econômica

A Associação Nacional de Carne Bovina (National Beef Association - NBA) do Reino Unido reportou uma queda nos preços do gado bovino abatido por causa da ansiedade dos processadores gerada pela redução nos gastos dos consumidores e dos medos dentro do comércio de carnes de que poderá ocorrer um aumento inesperado no volume de carne estocadas não vendidas com a aproximação do Natal.

A Associação Nacional de Carne Bovina (National Beef Association – NBA) do Reino Unido reportou uma queda nos preços do gado bovino abatido por causa da ansiedade dos processadores gerada pela redução nos gastos dos consumidores e dos medos dentro do comércio de carnes de que poderá ocorrer um aumento inesperado de caixas de carne estocadas não vendidas com a aproximação do Natal.

No entanto, apesar de ter antecipado certa pressão temporária de baixa nos preços por causa das preocupações gerais sobre o futuro da economia, a NBA disse que muitos dos cortes já estão muito baixos e acusou alguns compradores de serem incapazes de resistir à oportunidade de reduzir mais os preços pagos aos pecuaristas do que as circunstâncias do mercado exigem.

“Existem grandes diferenças na atitude entre as companhias. Algumas reagiram relutantemente à possibilidade de os consumidores poderem comprar menos cortes premium de carne bovina e tomaram medidas de precaução quando reduziram seus próprios preços de compra, porque sabem que mais quedas na renda dos pecuaristas poderão desencadear reduções nas ofertas futuras de gado”, disse o diretor da associação, Kim Haywood.

“Entretanto, outros estão claramente menos dispostos a oferecer proteção a sua cadeia de fornecimento e têm uma visão limitada e interesseira, não somente reduzindo os preços mais do que o necessário, mas também, ameaçando fazer mais e maiores cortes na próxima semana”.

Dessa forma, a NBA está aconselhando os pecuaristas a procurar outras companhias para vender seu animal, ou vender através de mercados de gado, para obter melhores preços. Ele disse que os pecuaristas que buscarem se proteger contra a queda nos preços terão o apoio da redução sazonal na oferta de gado e da contínua redução nos volumes de carne bovina importada, o que levará a uma maior demanda pelo gado doméstico.

“Todos os grandes processadores, incluindo aqueles que pagam os menores preços, precisam de uma boa oferta de carne bovina maturada em suas câmaras frias a partir do começo de novembro, seis semanas antes do pico do comércio do Natal e terão, desta forma, que comprar gado a partir de agora se quiserem evitar ter pouca carne bovina para cumprir os pedidos de antes do Natal”.

Haywood disse que os produtores de carne bovina britânicos, que estavam otimistas até pouco tempo, estão agora cautelosos, devido a fatores como aumento nos custos dos insumos e crise global de créditos. “Se os preços começarem a cair de novo, muitos produtores começarão a pensar se continuarão na produção”, disse ele.

A reportagem é do TheBeefSite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress