Produtores rurais do Sul sinalizam apoio a caminhoneiros
3 de março de 2015
EUA e Canadá pressionam o Brasil na OMC
3 de março de 2015

Rebanho e queima de biomassa contribuem para emissão de metano na Amazônia

O manejo de rebanhos é responsável por uma média de 19% das emissões de gás metano (CH4), o segundo principal gás causador de efeito estufa, e a queima de biomassa contribui com 8% a 10% da emissão na região da Amazônia brasileira, segundo estimativa da bióloga Luana Basso, em pesquisa para o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), entidade associada à USP. O restante da emissão do gás vem de outras diversas fontes, como de áreas alagáveis, de rios e da decomposição de matérias orgânicas no solo, acrescentou a pesquisadora.

O objetivo do trabalho foi observar, em um período de quatro anos (2010-2013), como a região amazônica contribui para a emissão do metano, além de identificar quais são os processos envolvidos nessas emissões.

O resultado é que a Amazônia emite em torno de 25,4 teragramas (tg) por ano. “Essa emissão representa de 4% a 5% da emissão global de metano, de acordo com estimativa do último relatório do IPCC [Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas]”, explica a pesquisadora.

A pesquisa buscou ainda identificar as contribuições das atividades humanas para a emissão do gás na região. “Atualmente, em torno de 60% das emissões do mundo, de metano, são de origem antrópica, ou seja, estão relacionadas a atividades humanas, segundo o último relatório do IPCC e da Organização Mundial de Meteorologia”.

Fonte: Revista Globo Rural, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

2 Comments

  1. Euvaldo Foroni disse:

    A pesquisadora verificou cmo a atividade pecuária sequestra carbono, e qual é o resultado final, emissão menos sequestro??
    Devemo olhar os dois lados da moeda.

  2. Jose Ricardo S Rezende disse:

    E a inclusão na conta do carbono sequestrado pelas pastagens e fixado no solo? Esqueceram? O balanço da atividade é que importa. A pecuária emiti e sequestra gases na/da atmosfera. Estudos tendenciosos e recortes ideológicos da realidade não ajudam a avançarmos no combate a elevação dos teores de gases de efeito estufa. Vamos deixar a ideologia de lado e trabalhar com critérios científicos.

plugins premium WordPress