BeefPoint TV 30-nov-11: spread entre indicador e equivalente físico a R$5,54/@
30 de novembro de 2011
Principais indicadores do mercado do boi – 01/12/11
1 de dezembro de 2011

Rally da Pecuária: confira os resultados obtidos sobre a pecuária nacional (com slides)

Contou oito equipes percorrendo 30 mil quilômetros, em nove estados representando 75% do rebanho bovino nacional. Foram coletadas 400 amostras de campo, feitas 90 visitas a produtores e aplicação de 430 questionários.

O Rally da Pecuária foi realizado pela Bigma Consultoria e pela Agroconsult com o apoio da Embrapa – Monitoramento por satélite, Icone (Instituto de Estudos do Comércio e Negociações Internacionais), Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), FIESP, Mitsubishi Motors, John Deere e frigorífico Minerva e patrocinado pela Dow Agrosciences Pastagem, Serrana Nutrição Animal e pelo Banco do Brasil.

O Rally teve como principais objetivos:

 – Avaliar as condições das pastagens e das fazendas pecuárias do Brasil;

 – Avaliar índices zootécnicos e qualidade do rebanho brasileiro;

 – Coletar dados para calibrar os índices técnicos e melhorar a base estatística.

Contou com oito equipes percorrendo 30 mil quilômetros em nove estados representando 75% do rebanho bovino nacional nos meses de setembro e novembro. Foram coletadas 400 amostras de campo, feitas 90 visitas a produtores e aplicação de 430 questionários.

Além de criar uma base de dados que auxilie na identificação das pastagens e de seus níveis de degradação também foram avaliados a topografia, textura do solo, sinais de erosão, condição das cercas e de cochos, plantas invasoras, quantidade de placas de fezes e cupins.

Confira os dados apresentados pela equipe do Rally:

O perfil médio da amostra do Rally foi de 5.505 animais/propriedade, área de 3.667 ha/propriedade e lotação média foi de 1,18 UA/ha.

A área total de pastagem amostrada foi de 795,8 mil hectares e rebanho de 1,3 milhão de animais. Rebanhos de 100 a 2.000 cabeças representaram 60% da amostragem.

Quanto aos setores da atividade, conforme a amostragem do Rally, 46,1% das propriedades no Brasil são de ciclo completo. De cria são 22%, recria e engorda 18,5%, engorda 12,5% e ciclo completo com compra de animais representam 1,2%.

Em relação a confinamentos, 87,2% dos pecuaristas confinam com objetivo estratégico para terminação. Como atividade exclusiva são 7,7% dos pecuaristas e como boitel são 5,1%.

Foram amostrados 78 confinamentos e 39 semi-confinamentos, representando 27% da amostra total de produtores.

Em 2011 foram confinados 413 mil animais segundo dados do Rally, 23,69% mais animais do que em 2010 e para 2012 a projeção é de crescimento de 18,59%, chegando a 490 mil cabeças confinadas entre os confinadores amostrados

Outros pontos de destaque levantados pela amostragem feita durante o Rally:


 – Em torno de 70% das pastagens são de Braquiarão;
 – A produção de matéria seca/ha/ano é de 13,8 toneladas de MS/ha;
 – A produção total de pastagens no país é de 2,1 bilhões de toneladas de MS ou 4,9 bilhões de toneladas de matéria natural. “De longe, a pastagem é a maior safra do país”, comenta Maurício Nogueira, diretor da Bigma Consultoria;
 – Considerou-se que 37% desse total de produção de pastagem são utilizados (consumidos pelos animais);
 – Entre o stand total de plantas amostrado, 70% estão adequados, 18% estão baixos e 12% estão em degradação;
 – 55% dos pecuaristas questionados fazem algum tipo de adubação nas pastagens;
 – 22% dos produtores utilizam alguma estratégia de venda futura. Mercado a termo representa 54%, 31% utilizam Opções e 15% utilizam mercado futuro;
 – Estado de SP tem maior índice de cupins/ha;
 – MG tem maior índice de plantas invasoras;
 – 89% das cercas são de arame liso;
 – 79,8% dos cochos são de madeira

Confira a apresentação completa:

Fonte: apresentação dos resultados do Rally da Pecuária na FIESP em 29/nov/2011, adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Júlio César de Cerqueira Fidelix disse:

    Isto é um brilho! É praticamente um SENSO da pecuária nacional.

    Produtores do Brasil inteiro poderiam utilizar estes resultados para se espelharem e atualizar sua produção.

    Pena que aqui no Maranhão não houveram pesquisas, mas tá valendo.

    As equipes da Bigma e da Agroconsult estão de parabéns!

  2. Carlos Marcelo Saviani disse:

    Que trabalho bonito! Da orgulho! Parabens Mauricio e equipe!!

  3. Fernando Penteado Cardoso disse:

    O problema é que a amostragem é feita perto das vias de acesso, próximo das quais os pecuaristas procuram caprichar e ter pastos limpos que deixem boa impressão aos passantes. Lá no fundão das fazendas a situação é diversa. Qualquer  ilação de que a amostragem  representa um perfil nacional pode  ser irreal. Assim parece-me imprudente multiplicar dados da amostragem feita pelo total das áreas e dos rebanhos existentes no país. Nos Rallys da Safra a análise das amostras é feita em separado dos questionários, com a ressalva que estes representam produtores elitizados. O critério é válido  também para o Rally da Pecuária. Em qualquer dos sistemas o esforço e dedicação das equipes e dos organizadores é digna de apreço e admiração. Parabéns a eles. São levantamentos inéditos no país.

  4. COROMBERT LEÃO DE OLIVEIRA disse:

    E muito interessante este trabalho, parabéns para toda a equipe, tem muita informação.
    Podemos nos orientar na quebra de paradigmas da pecuária quase 50% das áreas e do rebanho são de pequenos à médio produtores com forte dependência das industrias e de extensão rural oficial.

  5. Vidal Subtil disse:

    Parabéns pelo trabalho.
    O desafio agora é socializar estas informações entre os produtores, instituições de fomento, associações, de modo que venham a gerar as mudanças necessárias no setor, profissionalizando-o.

plugins premium WordPress