Mercado Físico da Vaca – 05/05/10
5 de maio de 2010
Mercados Futuros – 06/05/10
7 de maio de 2010

Rafael Camargo do Amaral e Patrick Schmidt, dão dicas para o sucesso da produção animal com o uso de cana-de-açúcar

Os instrutores de Cursos Online da AgriPoint e especialistas em forragicultura e pastagens, Rafael Camargo do Amaral e Patrick Schmidt, falam sobre as vantagens da utilização de cana-de-açúcar para alimentação animal e os princípios essenciais para o sucesso da atividade.

Rafael Camargo do Amaral é zootecnista e atualmente doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq/USP, onde desenvolve pesquisas na área de conservação de forragens e nutrição de ruminantes.

Patrick Schmidt é zootecnista, D.Sc., professor da Universidade Federal do Paraná, e consultor ad hoc da Revista Brasileira de Milho e Sorgo, Revista Acta Scientiarum, Animal Sciences e Revista Brasileira de Zootecnia. Sua experiência é em forragicultura e pastagens, atuando nos seguintes temas: silagem, cana-de-açucar, aditivos, braquiária e pastagens. Recebeu Prêmio Octavio Domingues, da Sociedade Brasileira de Zootecnia pela melhor tese de doutorado defendida no Brasil no ano de 2006.

Os dois profissionais são instrutores de Cursos Online da AgriPoint, e destacam na entrevista os principais pontos sobre a utilização de cana-de-açúcar para alimentação de ruminantes. Confira abaixo!

AgriPoint: O que você considera mais importante na utilização de cana-de-açúcar para alimentação animal?

A cana-de-açúcar é um excelente volumoso, fonte de fibra e energia. Apesar dos teores baixos de proteína e minerais, a alta energia é bastante favorável, desde que bem corrigidos os outros nutrientes.

Outro ponto importante a se considerar é o baixo custo por tonelada de matéria seca, sendo a cana considerada a forrageira suplementar mais barata dentre todas as opções disponíveis

AgriPoint: Quais são os principais erros cometidos nas fazendas que utilizam a cana para alimentação animal?

Os erros se acumulam, desde a produção da cana até o fornecimento no cocho. O produtor deve se preocupar com a produtividade, o momento ideal do corte da cana, o tamanho das partículas, a quantidade oferecida e o balanceamento das rações. Observando-se esses fatores, os erros serão mínimos.

AgriPoint: Qual a importância do balanceamento de rações com cana? Quais principais pontos que se deve ter conhecimento para realizar um balanceamento correto?

A cana é rica em energia, proveniente do açúcar, e pobre em proteínas. Isso impede que essa energia seja bem aproveitada, se não houver um bom balanceamento das rações. A suplementação com fontes de proteínas (ureia, farelos de soja, algodão, etc.) traz um grande benefício, desde que as quantidades sejam compatíveis com o teor de energia da cana. Além disso, a fibra da cana é um fator agravante que deve ser considerado.

AgriPoint: Qual a função dos aditivos para cana-de-açúcar in natura e ensilada? E sua viabilidade econômica?

Para cana in natura, os aditivos estudados recentemente buscam principalmente a hidrólise da fibra, como a cal virgem. Porém, os resultados disponíveis ainda são bastante confusos. Por outro lado, na silagem da cana o uso de aditivos é extremamente recomendável. É necessário bloquear a fermentação alcoólica durante a ensilagem, e caso não haja uso de aditivos, as perdas podem ser muito altas, reduzindo a qualidade da silagem e elevando o custo de produção.

AgriPoint: Como tornar eficiente o sistema de produção animal aliado a produção de cana-de-açúcar?

A cana-de-açúcar é um volumoso de baixo custo e de valor nutritivo razoável. Um sistema de produção animal eficiente deve aliar técnicas de manejo agronômico do canavial, para maximizar a produtividade, e tecnologia adequada no fornecimento da cana aos animais, realizando os ajustes físicos e nutricionais necessários. Cuidando-se desses dois pilares, o sucesso no uso da cana estará garantido.

AgriPoint: O que o produtor, ou técnico, poderá aprender de mais importante neste curso?

O intuito neste curso é unir diversos profissionais que atuam junto a produção animal, focando em suas especialidades, e trazendo o que há de mais moderno no uso da cana para alimentação animal. O objetivo principal é que o aluno aprenda a manejar o canavial, e conheça os pontos importantes relacionados à colheita da cana, avaliação da qualidade, ensilagem, e nos dois últimos módulos conheça assuntos relacionados com a nutrição dos ruminantes (bovinos, ovinos e caprinos) e formulação de diferentes dietas usando cana.

Começa no dia 18 de maio, o Curso Online Cana-de-Açúcar para alimentação animal: produção, balanceamento de rações e desempenho. Nos 5 módulos deste curso você conhecerá a composição nutricional da cana-de-açúcar; identificará a melhor variedade de plantio e o ideal manejo do canavial; saberá calcular o custo-benefício da utilização de aditivos para silagem ou cana in natura; e aprenderá como balancear dietas para bovinos de leite, carne, ovinos e caprinos.

Clique aqui para ver a programação completa e faça sua inscrição!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress