6 de novembro de 2012

Mosca-dos-chifres: últimas novidades sobre seus danos, controle e como lidar com a resistência por inseticidas

No entanto, a falsa suposição de que o controle parasitário pode ser facilmente realizado apenas com o uso de produtos químicos levou ao desenvolvimento de populações resistentes aos princípios ativos mais utilizados como anti-parasitários. Por Luciana Gatto Brito; Fábio da Silva Barbieri e Márcia Cristina de Sena Oliveira (Embrapa RO, SP).
6 de setembro de 2011

Doença Respiratória Bovina – Uma preocupação mundial

Doença Respiratória Bovina (DRB) é a principal enfermidade presente nos sistemas intensivos de criação e produção de bovinos em todo o mundo. Os dados norte-americanos mais recentes relatam um resultado de 75% de morbidade e 50% à 70% de mortalidade em confinamentos de gado de corte (Edwards, 1996; Galyean et al., 1999; Loneragan et al., 2001).
23 de fevereiro de 2010

Acidose ruminal em bovinos de corte

O processo de engorda de bovinos é assunto estudado e que vem sofrendo modificações e incremento de novas tecnologias para melhor desenvolvimento. É interesse do produtor que o gado engorde mais rápido e produza mais para que o lucro aumente. Para que esta engorda se dê de forma mais rápida podem ser introduzidos na dieta alimentos de alta energia e facilmente fermentáveis, como grãos de cereais ricos em amido. O resultado é satisfatório, porém não podem ser deixadas de lado as enfermidades que esta mudança na dieta pode vir a acarretar, tendo como principal delas a acidose ruminal, também conhecida como acidose lática.
20 de agosto de 2009

Sanidade no confinamento de bovinos: impacto produtivo e econômico

Atualmente qualquer centavo perdido no confinamento faz diferença, uma vez que os preços de reposição animal associados às dietas e diárias apresentam altos custos, o que resultará em uma margem estreita de retorno econômico.
21 de maio de 2009

Cuidados fundamentais durante a aplicação de medicamentos

Um dos procedimentos de maior freqüência no dia-a-dia de uma criação de gado é a aplicação de medicamentos, sejam estes antibióticos, antiinflamatórios, vermífugos ou vacinas. Apesar de parecer simples, esse procedimento exige uma série de cuidados que muitas vezes passam despercebidos. Os cuidados devem começar desde a escolha do produto a ser aplicado até a condução dos animais a serem medicados.
8 de abril de 2009

Resistência do carrapato bovino a carrapaticidas no Estado de São Paulo

O parasitismo dos bovinos pelo carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é uma das principais causas de perdas econômicas na pecuária, sendo responsável por prejuízos de 1 bilhão de dólares ao ano na América Latina e 7 bilhões de dólares no mundo, estimado pela FAO em 2004. Os prejuízos são determinados pela diminuição do ganho de peso, da produção de leite, danos no couro provocados pelas picadas, além de transmitirem o protozoário Babesia sp, agente causador do complexo Tristeza Parasitária Bovina, que pode levar à morte. O uso de carrapaticidas é o principal meio de combate da praga há pelo menos 60 anos e, devido à insistente aplicação de drogas, foi inevitável o desenvolvimento de populações de carrapatos resistentes.
17 de fevereiro de 2009

Estratégias de controle na Babesia Bovina

A babesiose bovina é uma enfermidade produzida por protozoários intracelulares do gênero Babesia e transmitida principalmente por carrapatos da família Ixodidae. No Brasil, a babesiose bovina e o seu vetor, o carrapato Boophilus microplus, são responsáveis por prejuízos anuais de aproximadamente dois bilhões de dólares à pecuária. O impacto econômico é conseqüência das perdas diretas como a mortalidade, redução na produção de carne e leite, e também das perdas indiretas como a aplicação de medidas de controle.
26 de março de 2008

Diarréias bacterianas e virais em bezerros

A diarréia em bezerros pode ser determinada por vários agentes infecciosos de etiologia bacteriana, viral, infecção por protozoários, ou ainda, pelo conjunto ou associação de agentes que se utilizam de alguma condição de susceptibilidade intensificando o quadro clínico da doença em bezerros de diferentes faixas etárias (meses de idade). As principais causas de diarréias em bovinos jovens devem ser conhecidas, pois essa enfermidade é responsável por perdas econômicas importantes, e dependendo do agente causador da diarréia, do animal e do custo/benefício do tratamento, a implementação de medidas de controle pós-infecção tem um custo bem superior ao da aplicação de um bom manejo sanitário que visa a introdução de doenças no rebanho.
3 de janeiro de 2008

Estomatite Vesicular

A estomatite vesicular (EV) é uma enfermidade importante na América, afetando bovinos, suínos e eqüídeos (OIE, 2004). Soma-se ao próprio impacto da doença a peculiaridade de ser clinicamente indistinguível da febre aftosa, necessitando de um diagnóstico laboratorial rápido e preciso para a diferenciação de ambas e tomada de atitude correta quanto ao foco. Está na lista da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) como de notificação obrigatória. Além dos óbvios problemas causados pela infecção animal, é preocupante o fato de a EV ser uma zoonose.
26 de novembro de 2007

Febre Catarral Maligna

A febre catarral maligna é uma enfermidade altamente fatal que acomete bovinos e outros ruminantes (OIE, 2004). Tem a peculiaridade de não ser causada apenas por um vírus, mas por vários tipos de herpesvírus e por ocorrer esporadicamente e ser de difícil controle. A febre catarral maligna tem ampla distribuição mundial e uma de suas formas, associada à transmissão por gnus, está na lista de notificações obrigatórias da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, 2004).
26 de outubro de 2007

“Varíola Bovina”: pecuária e saúde pública

A expressão "varíola bovina" é comumente utilizada para descrever uma enfermidade vesicular e exantemática, caracterizada pelo aparecimento de lesões cutâneas localizadas no úbere e tetos das vacas. Existem três diferentes tipos de poxvírus que podem estar envolvidos na sua etiologia: cowpox e vaccinia (Orthopoxvirus) e o pseudocowpox (Parapoxvírus). Esses três poxvírus possuem um grande impacto na saúde pública e na atividade da pecuária, devido ao potencial zoonótico e pelas perdas econômicas em surtos envolvendo esses poxvírus.
24 de outubro de 2007

Botulismo bovino: uma doença que pode ser evitada

O botulismo é uma doença/intoxicação causada pela ingestão e absorção intestinal de toxinas produzidas pelo Clostridium botulinum, uma bactéria, bastonete anaeróbio, formador de esporos, que acomete diferentes espécies inclusive o homem. O botulismo bovino também conhecido como "doença da vaca caída" ocorre em diversas regiões do país.
plugins premium WordPress