Mercado futuro do boi gordo –10-09-2015
11 de setembro de 2015
Atacado –10-09-2015
11 de setembro de 2015

Ração com erva-mate para boi melhora qualidade da carne

Misturar uma pequena quantidade de extrato de erva-mate à ração do gado de corte pode ser suficiente para produzir uma carne com mais benefícios à saúde, mais agradável ao paladar e com maior prazo de validade, de acordo com uma pesquisa feita por pesquisadores da USP, da Universidade de Copenhague e da Embrapa, apoiada pela pela FAPESP e pelo Innovation Fundation Denmark (antigo Danish Council for Strategic Research).

Captura de Tela 2015-09-11 às 10.01.39

Os efeitos do consumo do mate foram estudados em um plantel de cerca de 50 cabeças de gado, que recebiam um extrato da erva em proporções de 0,25% a 1,5% do total de sua ração. Não houve mudanças no crescimento e na quantidade de carne obtida a partir de cada animal.  No entanto, a carne se tornou mais macia e mais elogiada por consumidores, em teste sensorial cego feito com cem pessoas. Houve também melhora no desempenho nos nos testes de força de cisalhamento.

Captura de Tela 2015-09-11 às 10.03.26

A análise das diferentes moléculas presentes na carne mostrou ainda um aumento significativo do ácido linoleico conjugado (CLA) nos bovinos que receberam o suplemento de mate. Esse efeito benéfico parece ser mediado pela atuação do consumo de mate sobre as bactérias do sistema digestivo dos bois, favorecendo a multiplicação de certos microrganismos. Isso, por sua vez, altera a maneira como o gado absorve nutrientes e, consequentemente, afeta a qualidade da carne. Além disso, os pesquisadores também observaram uma aparente redução do estresse e melhora no bem estar animal, o que também ajuda a melhorar a qualidade da carne.

Fonte: Agência Fapesp, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress