Mercado físico da vaca gorda – 23-01-2012
24 de janeiro de 2012
JBS nega notícia sobre aquisição de nova empresa
24 de janeiro de 2012

Rabobank: previsão positiva para carne bovina em 2012

Esse ano será outro ano de preços recordes de bovinos e de carne bovina, com impactos divergentes para vários segmentos da indústria. O Brasil será novamente o único país a ver a produção de carne bovina aumentar, de acordo com uma análise do Rabobank.

Os produtores se beneficiarão das escassas ofertas de gado, enquanto os confinamentos e os frigoríficos enfrentarão desafios. A escassa oferta de gado – resultado de margens fracas aos criadores durante os últimos anos ou problemas relacionados ao clima – pressionarão para cima o valor da cadeia. Os criadores deverão ter algumas de suas melhores margens em anos. Ao contrário, os confinamentos e frigoríficos deverão se preocupar com os maiores preços e a disponibilidade limitada de insumos, exacerbando os problemas de baixa capacidade de utilização e causando compressão nas margens.

A capacidade dos processadores em repassar os preços aos consumidores será testada em 2012. O crescimento econômico global tem sido inconsistente, com o crescimento desacelerando em muitos mercados. Nos maiores mercados consumidores do mundo, Europa e Estados Unidos, o crescimento tem sido particularmente do leite. Apesar de não identificado ainda, existe um limite para o que os consumidores pagarão pela carne bovina no varejo.

Além disso, a crise de dívidas na Europa apresenta um risco para os processadores de carne bovina. Se o sistema bancário se tornar pressionado a ponto de ter que reter crédito, as companhias de carne bovina que precisam de recursos passarão por dificuldade. Junto com a compressão da margem, possíveis pressões de crédito poderão acelerar fusões e aquisições na indústria de carne bovina. Os sinais foram vistos no quarto trimestre de 2011, com várias transações anunciadas na Europa e nos Estados Unidos.

Apesar de o grande cenário permanecer desafiador para certos segmentos da indústria, a previsão para as companhias de carne bovina parece positiva para 2012 em alguns países. Entre eles, o Brasil se sobressai. Dentre os principais países produtores, o Brasil é o único que deverá mostrar uma combinação de maior oferta de animais para abate, forte demanda doméstica e crescimento nas exportações.

Esse cenário mais favorável para as companhias que operam no Brasil deverá ser visto como uma oportunidade para o setor de gerar melhores resultados, diminuindo riscos relacionados ao crédito.

A reportagem é do Thebeefsite.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

3 Comments

  1. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Caro Miguel,

    Apesar da crise na Europa contatei recentemente que restaurantes que servem carnes estão sempre lotados. Em Bruxelas, para almoçar no MeetMeat (carne Argentina), que não é um Barbacoa, Figueira ou tampouco churrascaria boa brasileira, reservar é um MUST !

    Encaminho, a seguir, a título de curiosidade, preços atuais de um bom “steak” em Amsterdam, no restaurante Toro Dorado que não é comparável a um restaurante médio de carnes no Brasil (http://s02.qind.nl/userfiles/399/File/Grilled-quality-steaks.pdf):

    origem Argentina atinge Euro 52, Escócia muito mais Euro 84 e o Royal Wagyu chega a Euro 227 !!!

    Caso tenha curiosidade veja o cardápio pelo link acima para ver todas as origens das carnes e os preços !

    Bom apetite !

    Jogi

    Jogi Humberto Oshiai
    Director for Public Affairs
    FratiniVergano – European Lawyers
    Rue de Haerne 42 – B-1040 Bruxelles
    Tel: +32 2 648 21 61 – Fax: +32 2 646 02 70
    j.oshiai@fratinivergano.eu –www.fratinivergano.eu

  2. Jogi Humberto Oshiai disse:

    Caro Miguel,

    Você deve ter observado que, infelizmente, no cardápio do Toro Dorado de Amsterman não consta carne brasileira.
    Devo admitir que a última carne brasileira de qualidade que eu tive o prazer de comer na companhia de amigos do setor foi no estande da ABIEC, na Anuga de 2011. A parceria da ABIEC com o Barbacoa tem sido uma fórmula vencedora há anos.
    Fico devendo o preço do steak brasileiro !

    Abraço,

    Jogi

    Jogi Humberto Oshiai

plugins premium WordPress