Como se tornar um grande líder
24 de março de 2020
Setor de agronegócios busca evitar que travas municipais ao trânsito afetem produção de alimentos
25 de março de 2020

Rabobank: Coronavírus pode pressionar tarifas de frete e beneficiar grãos e oleaginosas

Até agora, as taxas de frete a granel seco de grãos e sementes oleaginosas (G&O) permaneceram mais altas no primeiro trimestre de 2020, devido a uma combinação de taxas diárias mais altas de frete diário para o Panamax e Supramax e a implementação do regulamento da Organização Marítima Internacional (IMO) 2020.

Embora permaneçam incertezas sobre quanto tempo durará o surto de coronavírus, a combinação de expectativas de excesso de oferta na capacidade de transporte a granel seco e um ambiente de preços relativamente baixos do petróleo provavelmente limitará a vantagem das taxas de frete a granel seco de G&O em 2020, beneficiando os preços de G&O nos países importadores.

Atualmente, nem todos os países exigem que os navios sejam colocados em quarentena após atracar nos países afetados pelo surto de coronavírus. No entanto, a exigência de triagem médica/de temperatura das tripulações dos navios na maioria dos países ainda pode causar atrasos.

Qual o impacto das taxas de frete relativamente baixas continuadas em 2020?

  1. Os exportadores de G&O localizados mais longe de seu destino se tornarão cada vez mais competitivos.
  2. Os processadores de G&O nos países importadores podem preservar e/ou melhorar suas margens de processamento, devido aos custos mais baratos de importação de matérias-primas.
  3. Exportadores/importadores de G&O em contêineres precisam desenvolver um plano de contingência para mover suas cargas, pois a escassez de contêineres pode durar durante todo o primeiro semestre de 2020.

Fonte: Rabobank, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress