Atacado – 05/10/11
5 de outubro de 2011
2012: o ano do marketing da carne no mercado interno
6 de outubro de 2011

Qualidade de Carcaças será tema de curso no Marfrig

Universidade do Boi e da Carne (UBC) realiza o Módulo II do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Frigorífico Marfrig, em Promissão (SP), abordando o tema Qualidade de Carcaças. Este curso é destinado a produtores, técnicos e profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos, frigoríficos, nutrição animal, reprodução, qualidade da carne e melhoramento genético. A Universidade do Boi e da Carne, além de criar oportunidades de negócios e mercado aos agentes da pecuária, tem o objetivo de formar uma mão-de-obra qualificada para a cadeia produtiva da carne bovina. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br, pelo telefone (11) 3293-8900 ou no site www.nelore.org.br.

Este Módulo II da UBC terá palestras dos professores Roberto Roca, da FCA – Faculdade de Ciências Agronômicas, da Unesp – Campus de Botucatu, e Pedro Eduardo de Felício, da FEA – Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Unicamp, de Campinas. Durante os três dias do curso, os participantes conhecerão mais sobre os seguintes pontos importantes para a qualidade das carcaças: o papel da inspeção sanitária oficial, programa de controle de qualidade, abate de bovinos, os fatores ante-mortem de influência sobre a qualidade da carne e técnicas modernas de manejo ante-mortem, o rigor mortis em condições normais e alteradas, a carne bovina “DFD, os métodos de classificação e tipificação de carcaças, e as seguintes práticas: bem estar animal, medidas de área de olho de lombo, espessura de gordura de cobertura, cor de gordura e cor de carne, classificação da carcaça quente e desossa com diferentes tipos de acabamento.

Para o professor Roberto Roca, “este módulo é fundamental, pois para ser um jurado de carcaça bovina é necessário o conhecimento de toda a cadeia produtiva, desde a propriedade rural até as avaliações de qualidade da carne”. Neste módulo, ele ministrará as palestras sobre sistemas de controle de qualidade e a tecnologia do abate de bovinos. Os sistemas de controle de qualidade envolvem toda a cadeia produtiva- tanto o feito pelo Serviço de Inspeção Federal quanto o executado pela indústria. Serão abordados desde conceitos de qualidade, como avaliação dos processos e produtos como as exigências internacionais para exportação de carne, e também os sistemas específicos como rastreabilidade, global gab, sistemas de auto-controle. No tema “Tecnologia do Abate de bovinos”, o professor Roberto Roca abordará todas as etapas de abate, desde o preparo dos animais na propriedade rural, transporte, manejo nos currais dos frigoríficos, abate humanitário, e as etapas subsequentes de preparo da carcaça, para resfriamento, desossa e embalagem.

O professor Pedro Eduardo de Felício ministrará as aulas sobre avaliação de carcaças, em que irá detalhar os indicadores ou características quantitativas e qualitativas, que são empregadas nos frigoríficos para agrupar carcaças razoavelmente semelhantes, colocando as diferentes em outros grupos onde melhor se encaixarem, sempre tendo por base os rendimentos de desossa e a qualidade esperada. “Como exemplos de indicadores temos peso da carcaça quente, obtido após a toalete padronizada, e gordura de cobertura, atribuindo-se um escore com base em padrões fotográficos da carcaça, e cor da carne e da gordura, avaliadas na carne resfriada por 24 a 36 horas”. Ele também apresentará outros indicadores aos alunos e colocará em discussão alguns métodos de classificação e tipificação de carcaças adotados nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e na União Europeia.

Breve perfil dos palestrantes

Pedro Eduardo de Felício – médico veterinário e mestre em Genética pela Universidade de São Paulo, e Ph.D. em Zootecnia – Produtos de Origem Animal, pela Kansas StateUniversity.
Roberto de Oliveira Roça – Médico Veterinário, professor de graduação e pós-graduação em Medicina Veterinária e em Zootecnia na UNESP, Campus de Botucatu.

Universidade do Boi e da Carne

A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne. Mais informações com Rodrigo pelo telefone (11) 3293 8900 ou através do e-mail universidadedacarne@nelore.org.br.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress