Leilão Oficial: Leilão Touro Jovem – Edição Expoinel MS, 29 de outubro
28 de outubro de 2011
Mercados Futuros – 28/10/11
31 de outubro de 2011

Qualidade da carne será tema de curso online

Para manter seu lugar de destaque no prato de milhares de consumidores mais exigentes, é preciso que a carne apresente, além de suas ricas propriedades nutricionais, atributos como maciez, sabor e suculência. Essas e outras características relacionadas à qualidade final da carne, são desenvolvidas ao longo do ciclo produtivo da carne e precisam ser compreendidas pelos envolvidos nesse ciclo para que em cada fase de produção sejam tomadas as decisões corretas que levarão um produto de qualidade à mesa do consumidor.

A carne bovina é um alimento que contém elevados teores de proteína de alta qualidade e aminoácidos essenciais, é também rica em ácidos graxos essenciais, em vitaminas do complexo B e em minerais e por causa de seus vários nutrientes e da alta biodisponibilidade, a carne bovina é considerada um alimento de alta densidade nutricional.

Devido à sua importância nutricional e a hábitos alimentares tradicionais, a carne bovina faz parte da dieta de boa parte da população e é um alimento importante em dietas equilibradas. Mas para manter seu lugar de destaque no prato de milhares de consumidores mais exigentes, é preciso que a carne apresente, além de suas propriedades nutricionais, atributos como maciez, sabor e suculência. Essas e outras características relacionadas à qualidade final da carne, são desenvolvidas ao longo do ciclo produtivo da carne e precisam ser compreendidas pelos envolvidos nesse ciclo para que em cada fase de produção sejam tomadas as decisões corretas que levarão um produto de qualidade à mesa do consumidor.

Visando oferecer informações mais detalhadas sobre qualidade da carne a todos os agentes atuantes em sua cadeia produtiva, os professores Saulo da Luz e Silva e Angélica Simone Cravo Pereira elaboraram o curso online Qualidade de Carne: o que, como e porque avaliar. Esse curso terá início em 7 de novembro e já está com inscrições abertas para os que desejam e precisam compreender sobre essa crescente demanda do mercado.

O curso está dividido em 6 módulos que visam apresentar de forma gradual os conhecimentos necessários para a compreensão mais aprofundada do tema qualidade da carne e sua aplicabilidade:
Módulo 1. Situação atual e perspectivas para a produção e consumo da carne bovina no Brasil e no mundo
Módulo 2. Estrutura e Composição Corporal
Módulo 3. Aspectos básicos sobre crescimento e desenvolvimento animal
Módulo 4. Avaliação de carcaça e qualidade de carne
Módulo 5. Métodos de avaliação da composição corporal e qualidade da carne
Módulo 6. Aplicação das informações sobre características de carcaça e qualidade de carne em programas de melhoramento genético

Angélica e Saulo são especialistas no assunto:
Saulo da Luz e Silva é Zootecnista formado pela PUCRS/Uruguaiana, mestre e doutor em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga. Realizou pós-doutorado junto ao Grupo de Melhoramento Animal e Biotecnologia (FZEA/USP), na aplicação de tecnologias para avaliação de carcaça e utilização em programas de melhoramento genético. Atualmente é professor do Departamento de Zootecnia da FZEA/USP e atua na área avaliação e desenvolvimento de tecnologias, como ultrassonografia, análise de imagens e infravermelho, para avaliação do rendimento e qualidade da carne em animais de interesse zootécnico.

Angélica Simone Cravo Pereira é Médica Veterinária, formada pela Universidade de Marília, mestre e doutora em Zootecnia pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da USP em Pirassununga. Realizou pós-doutorado pela Universidade de São Paulo na área de Qualidade de Carne. Atualmente, é professora do Departamento de Nutrição e Produção da FMVZ-USP. Tem experiência em Produção Animal e Ciência e Tecnologia de Alimentos, com ênfase em Tecnologia e Qualidade, atuando principalmente em temas inseridos no segmento da cadeia da carne, especialmente a produção animal e os interesses da indústria e do consumidor final.

Clique aqui, confira mais informações sobre o curso e faça sua inscrição!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress