Mercado Físico da Vaca – 08/04/11
8 de abril de 2011
Mercados Futuros – 11/04/11
12 de abril de 2011

Qual o momento certo para fazer os cálculos de custos de uma silagem?

Horones Junior

Horones Junior é Zootecnista formado pela PUC Goiânia-GO, Gerente Regional – GO/TO/DF e Gerente Nacional Inoculantes da Alltech do Brasil

O que é Sil All 4×4?

Horones: Sil All 4×4 é o novo inoculante para silagem da Alltech, composto por 4 tipos de bactérias (atuam em diferentes níveis de PH, garantindo uma maior eficiência) e 4 tipos de enzimas (atuam em 4 diferentes estruturas vegetais), ou seja, possui mais tipos de bactérias e enzimas que os inoculantes tradicionais. Podendo ser utilizado na ensilagem de várias forrageiras (capim e geral, milho, sorgo e grãos com alto teor de umidade e outros)

Qual a ação das enzimas presentes nos inoculantes Alltech para a produção da silagem?

Horones: As enzimas disponibilizam mais nutrientes para as bactérias, aqui entra a “lei da oferta e procura”, se temos mais nutrientes, ocorre um maior crescimento bacteriano, se temos mais bactérias aumentamos a produção de acido lático, assim promovendo a estabilização do material em menor tempo, preservando a qualidade do material ensilado.

Se eu usar inoculantes, em quanto tempo eu posso abrir o silo e usar a silagem?

Horones: Em geral, a estabilidade do processo de fermentação, ocorre no mínimo, após 21 dias. Se usar o inoculante Sil All 4×4, esse processo será acelerado, e com isso, poderemos abrir o silo, e usar a silagem, entre 10 e 14 dias.

Precisa usar inoculante em silagem de milho?

Horones: Sim precisa, apesar da planta inteira de milho possuir substrato para gerar uma fermentação, quando se adiciona o inoculante aumentamos a concentração de bactérias favoráveis (produtoras de acido lático) que irão aproveitar este substrato, produzir acido lático, acelerar o processo, reduzir perdas, promovendo mais economia e reduzindo o custo final da silagem.

Em silagem de Alfafa ou Soja, também devo usar inoculantes? E qual é a dose?

Horones: Nesse tipo de silagem, o uso de inoculante Sil All 4×4 é ainda mais importante. Essas silagens contem altos níveis de Proteína Bruta, portanto altos níveis de Nitrogênio (N). Isso significa que a diminuição do Ph nessa silagem, é bastante dificultada pela presença do Nitrogênio, que se torna um tamponante natural. Assim, o uso do Sil All 4×4 é muito importante, e em geral dobramos a dose usada no milho para silagem. Isso para que tenhamos uma concentração maior de bactérias desejáveis, e que vão direcionar para uma melhor fermentação.

Qual é a melhor maneira de se aplicar o inoculante?

Horones: Existem duas maneiras de se aplicar o Sil All 4×4. Após uma diluição bem feita, ele pode ser aplicado com uma bomba costal, sendo pulverizado sempre que chegar uma nova carga no silo, antes da compactação. Outra maneira de se aplicar é através de uma bomba elétrica, adaptada ao equipamento de colheita. O bico de aplicação deve estar fixado ou na entrada do milho na máquina, ou na saída do bocal de carregamento da colhedeira de forragem. Nesse tipo de aplicação, teremos a melhor distribuição das bactérias no ensilado, e por isso, melhor eficiência na aplicação.

Qual o momento certo para fazer os cálculos de custos de uma silagem?

Horones: Em alguns casos percebemos que o cálculo do custo da silagem é realizado no momento em que se coloca a lona, tampando o silo (comumente usado: custa da silagem = custo de produção/tonelada armazenada), e este cálculo deveria ser feito após a utilização do silo, ou seja, após retirar totalmente a silagem e contabilizar o que realmente foi ao cocho para os animais e quantos animais foram alimentados, descontando todas as perdas (ideal: custo da silagem = custo de produção/tonelada produzida – perdas (silagem jogada fora).

Envie também sua dúvida ou saiba mais pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress