Atacado – 21/11/08
21 de novembro de 2008
Mercados Futuros – 24/11/08
25 de novembro de 2008

Qual conjunto de técnicas permite levar o novilho para o frigorífico em até 30 meses de idade?

Esta dica é um trecho do segundo módulo do curso online Produção Intensiva de Carne de Qualidade, que iniciará no dia 19 de janeiro de 2009 e será instruído por Rafael da Costa Cervieri , que é zootecnista e consultor em nutrição e produção de bovinos de corte.

Para conseguir atender às demandas de maior eficiência e competitividade dos sistemas de produção e, ao mesmo tempo, garantir sua sustentabilidade, haverá necessidade de intensificá-los.

Neste contexto, a utilização intensiva de pastagens, especialmente associadas à suplementação alimentar, ao confinamento e a um genótipo animal de bom potencial, é fundamental (EUCLIDES, 2000).

Um conjunto de técnicas permite levar o novilho para o frigorífico em até 30 meses de idade, como: o melhoramento genético do rebanho, através de seleção e/ou cruzamento; pastagens mais produtivas, bem estabelecidas e manejadas, que proporcionem maiores ganhos aos animais, inclusive na estação seca; suplementação alimentar levando em consideração as exigências nutricionais; técnicas preventivas e curativas de controle sanitário; práticas de manejo de cria que garantam ao animal atingir um peso à desmama de, pelo menos, 180 kg (CNPGC-EMBRAPA, 1997).

A nutrição é sem dúvida o parâmetro de manejo que mais altera a idade do animal ao abate. Sendo assim, o maior determinante da idade ao abate nas nossas condições é a estacionalidade de produção forrageira (HADDAD e CASTRO, 1998). Suplementação durante a seca, creep-feeding, confinamento ou semiconfinamento têm grande influência sobre a redução da idade ao abate.

Visando fundamentar os sistemas de produção propostos, cinco aspectos de grande relevância para redução da idade ao abate serão resumidamente apresentados:

– manejo da pastagem;
– suplementação na seca;
– suplementação de bezerros na fase de cria;
– confinamento e semiconfinamento;
– utilização de cruzamentos.

CÉZAR (1998) salienta que a definição do sistema a ser usado invariavelmente terá que levar em consideração esses aspectos. Do ponto de vista prático, é necessária uma fase de planejamento que envolva os seguintes questionamentos:

Qual o peso de abate desejado e o rendimento de carcaça esperado?

Em que época deseja-se abater?

Qual é o ganho de peso diário durante o ano em regime de pastagens?

Você quer saber as respostas para estas perguntas?
Participe do curso Produção Intensiva de Carne de Qualidade e inscreva-se já!

Não perca esta oportunidade!

Esta dica é um trecho do segundo módulo do curso online Produção Intensiva de Carne de Qualidade, que será instruído pelo zootecnista e consultor em nutrição e produção de bovinos de corte Rafael da Costa Cervieri que atualmente atua principalmente com engorda em confinamento e suplementação a pasto nos estados de SP, MS, MT e GO.

Participe deste curso e aprenda como melhorar índices zootécnicos e aumentar a produção de carne em sistemas intensivos.

Veja abaixo a programação completa deste curso e inscreva-se!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress