Mercado Físico da Vaca – 26/05/10
26 de maio de 2010
Mercados Futuros – 27/05/10
28 de maio de 2010

Qual a melhor opção, cana-de-açúcar in natura ou silagem de cana-de-açúcar?

Qual é a melhor opção para minha propriedade, optar pelo uso de cana-de-açúcar in natura ou realizar ensilagem da mesma? A resposta de maneira geral é: depende. Algo que é muito bom para determinado produtor poderá ser motivo de prejuízo para outro. Dessa forma, o objetivo principal desse artigo é expor algumas particularidades do uso de cana in natura ou ensilada.

Em muitas palestras e encontros com produtores rurais, quando o tema é relacionado com cana-de-açúcar essa pergunta sempre é realizada: qual é a melhor opção para minha propriedade, optar pelo uso de cana-de-açúcar in natura ou realizar ensilagem da mesma? Ou ainda, nessas opções é necessário o uso de aditivos?

A resposta de maneira geral é: depende. Algo que é muito bom para determinado produtor poderá ser motivo de prejuízo para outro. Dessa forma, o objetivo principal desse artigo é expor algumas particularidades do uso de cana in natura ou ensilada.

Um primeiro fator a ser considerado é custo de produção do volumoso. Nas Figuras 1 e 2 são apresentados os custos de produção da cana-de-açúcar in natura, com corte realizado manualmente ou mecanizado e da silagem de cana-de-açúcar com alguns aditivos, respectivamente. (Os cálculos e predições de custo foram realizados com preços de insumos e mão-de-obra praticados no mês de janeiro de 2010).

Figura 1. Custo de produção de cana-de-açúcar com diferentes aditivos.


(NaOH: Hidróxido de sódio; CaO: Óxido de cálcio)

A primeira comparação que pode ser realizada na Figura 1 é que o valor da cana cortada manualmente é mais elevado em relação ao corte mecanizado, e essa elevação no custo da cana manual é função principalmente da elevada mão-de-obra requerida para o corte da mesma. Em relação ao uso dos aditivos que realizam a hidrólise (NaOH e CaO), pode-se observar que o NaOH eleva drasticamente o custo de produção do volumoso, sendo esse um dos principais motivos para o seu desuso, outro ponto a ser considerado para este aditivo é o elevado risco em sua manipulação. O CaO apresenta custo inferior ao NaOH e é uma alternativa viável de aditivo para cana-de-açúcar.

Um comentário prático que deve ser levado em consideração ao uso de aditivos que tem como premissa a hidrólise da fibra e teoricamente elevação na digestibilidade do volumoso, é que esse acontecimento não pode ser totalmente verdadeiro. Existem alguns trabalhos que demonstram que o uso de tais aditivos a partir do momento em que realizam a hidrólise da fibra, torna os componentes solúveis prontamente disponíveis a microrganismos deterioradores. Por final, o uso da ureia é realizado para finalidades nutricionais do animal, como forma de corrigir o déficit protéico apresentado pela cana-de-açúcar.

Na Figura 2 são apresentados os valores de custo de produção para a silagem de cana-de-açúcar com diferentes aditivos. É importante salientar que os aditivos aqui apresentados têm finalidade de controlar a fermentação alcoólica que ocorre durante o período fermentativo desse volumoso, sendo que os custos de produção são menores para silagem de cana com Lactobacillus buchneri, CaO ou ureia. Isso ocorre em função do controle dessa fermentação, o que leva a menores perdas de matéria seca durante o processo. A silagem aditivada com NaOH mais uma vez tem seu custo elevado em função do preço do aditivo ser muito caro.

Figura 2. Custo de produção de silagem de cana-de-açúcar com diferentes aditivos.


(LB: silagem aditivada com Lactobacillus buchneri – 5×104 ufc/g forragem; NaOH: Hidróxido de sódio; CaO: Óxido de cálcio)

Quando é realizado a comparação entre as Figura 1 e 2 verifica-se que o custo para silagem é extremamente mais elevado do que a opção pelo volumoso in natura. Assim, o leitor possa estar pensando no momento, que a saída é sempre optar pela cana-de-açúcar in natura. E nossa resposta é não, o uso da cana in natura ou ensilada vai depender de outros fatores e não somente de seu custo de produção.

Um exemplo é a falta de mão-de-obra dentro da propriedade, onde diariamente um funcionário é requerido para realizar o corte da cana, ou seja, se a falta de mão-de-obra é um problema, a concentração da atividade do corte poderá ser realizada em um período curto do ano, onde toda a cana plantada será colhida e ensilada.

Apesar de o produtor com está opção de ensilar a cana ter elevado seus custos de produção, terá vantagem em outros pontos: o talhão de cana poderá ser manejado de forma homogênea, ou seja, as práticas agronômicas serão realizadas no mesmo período de tempo. Porém, caso exista a disponibilidade de mão-de-obra e o número de animais a serem alimentados não seja limitador, o uso da cana in natura é altamente vantajosa em função de seu baixo custo.

7 Comments

  1. Rogério Trevisoli disse:

    Boa Tarde Rafael e Thiago, me esclareça uma dúvida por favor.
    O aditivo CaO exposto na figura 01, é utilizado no momento do trato com cana picada in natura? Ou só é utilizado em ensilagem? Se for in natura , em que quantidades? Obrigado.

  2. Rafael Camargo do Amaral disse:

    Prezado Rogério Trevisoli,

    Alguns produtores utilizam o CaO para realizar “hidrólise da cana”. Esse tratamento nao é muito responsivo para esse objetivo. Porém, o CaO também é utilizado para manter a cana picada em montes por 2 ou 3 dias e não precisar cortar a cana diariamente.

    Ele também é utilizado na ensilagem, com o objetivo de controlar a fermentação de leveduras e reduzir perdas.

    A dose recomendada é de 1% com base na matéria natural, ou seja, para cada 100 kg de cana coloca-se 1 kg do aditivo.

    Atenciosamente

    Rafael Amaral

  3. CARLOS HENRIQUE NEHRING disse:

    Caro Rafael, gostaria de seu auxilio, pois estou tentando um contato com a Empresa Katec Lallemand, atraves da opção envio de cartas deste site, acho interessante, principalmente para os municipios que possuem patrulha agricola com ensiladeiras (apropriadas) esta pratica, penso em misturar no material antes de ensilar, feno de capim ou rolão de milho triturados, que tenho a disposição, especialmente na silagem pre aditivada com lactobassilos b. + (poderia usar 1% de uréia, mesmo com animais se sem a adaptação?)

    ATT,
    Carlos Henrique Nehring

  4. Eder Fernandes Miranda disse:

    Boa noite Rafael, pensando em fazer a silagem da cana de açúcar, qual é o seu ponto ideal de corte? Avalio no canavial ou em número de dias de plantio? Qual o nome comercial do inoculante para cana?

    Grato,
    Eder Miranda.

  5. Rafael Camargo do Amaral disse:

    Prezado Eder Fernandes Miranda,

    o ponto de colheita para cana deve ser realizado quando a planta inteira apresentar por volta de 30 – 33 % MS. Outra medida que pode ser realizada para verficar maturidade é a leitura do grau brix, que deve ser realizado com refratômetro, quando o brix da cana estiver acima de 18, a planta pode ser ensilada.

    Atenciosamente

    Rafael Amaral

  6. Eder Fernandes Miranda disse:

    Muito obrigado Rafael, suas informações são de grande valia. Porém eu não consegui saber o nome comercial do inoculante para cana, se alguém souber e puder informar, eu agradeço.

  7. elar mendez disse:

    Hola, es posible aplicar cal y urea al mismo tiempo y en que forma ambos diluido en agua y la dosi oen seco para silagem de cana?

plugins premium WordPress