Mercado Físico da Vaca – 27/04/09
27 de abril de 2009
BM&F: menor volatilidade reduz negociação de agrícolas
29 de abril de 2009

Qual a importância das vitaminas na nutrição de bovinos de corte?

Este é um trecho do Módulo 4 do Curso Online Princípios da Nutrição em Bovinos de Corte, que terá duração de 6 semanas, e início no dia 15 de maio. O objetivo deste curso não é ensinar formulação de dietas e, sim, permitir que o aluno consiga avaliar se a dieta oferecida ao rebanho está adequada segundo os conceitos essenciais sobre nutrição animal.

As vitaminas são moléculas orgânicas de estruturas complexas, encontradas naturalmente nos alimentos na forma de precursores e são responsáveis pelo controle de muitos processos metabólicos (ZEOULA e GERON, 2006). São requeridas em quantidades muito pequenas nas dietas de bovinos de corte.

São classificadas segundo a solubilidade em dois grandes grupos: lipossolúveis – vitaminas A, D, E e K (solúveis nos lipídios e nos solventes orgânicos); hidrossolúveis – vitaminas B1, B2, B6, B12, ácido nicotínico, ácido pantotênico, ácido fólico, biotina, colina e ácido ascórbico (vitamina C).

A absorção das vitaminas lipossolúveis ocorre de forma semelhante a dos lipídeos, enquanto a das vitaminas hidrossolúveis ocorre de maneira simples, sem a necessidade de sais biliares. As vitaminas lipossolúveis, normalmente, são armazenadas no organismo. As vitaminas hidrossolúveis não são armazenadas no organismo e, portanto, exigem abastecimento quase diário e são excretadas principalmente pela urina.

As vitaminas do complexo B e vitamina K são de fundamental importância para os micro-organismos ruminais, pois participam de muitas reações bioquímicas em seu metabolismo (NAGARAJA et al., 1997). É importante salientar que a vitamina K e a vitamina B12 são sintetizadas pelos micro-organismos no rúmen.

Conheça abaixo algumas das características de diferentes tipos de vitaminas:

Vitamina A

– É a vitamina de maior importância prática para bovinos. É essencial para o crescimento, reprodução (espermatogênese), manutenção dos tecidos epiteliais, visão e crescimento ósseo.
– Deficiência de vitamina A pode predispor a perda de apetite, retardamento do crescimento e queda na imunidade. Além desses sintomas, pode resultar em cegueira noturna, infecções no aparelho respiratório e crescimento anormal do tecido poroso dos ossos, além de problemas relacionados com reprodução. A queda na imunidade é um dos problemas principais relacionados à deficiência de vitamina A.

Vitamina D

– A função primária da vitamina D é aumentar a absorção intestinal, mobilização, retenção e deposição óssea do cálcio.
– Dietas com elevados teores de concentrado e animais em locais protegidos da radiação solar podem aumentar a necessidade de suplementação com vitamina D.

Vitamina E

– A vitamina E está relacionada com diversas funções no organismo, sendo a mais importante, a sua ação antioxidativa, inibindo a peroxidação dos ácidos graxos poli-insaturados presente nas membranas celulares. Além disso, auxilia na manutenção estrutural e na integridade de músculos esqueléticos, cardíacos e lisos e sistemas vasculares periféricos, além de atuar na resposta imune. Há uma inter-relação entre selênio e a vitamina E onde ambos atuam na defesa da oxidação dos fosfolipídios celulares.
– Sua deficiência pode levar à doença do músculo branco em animais jovens, que se caracteriza pela calcificação anormal dos músculos. Tanto a distrofia muscular como a doença do músculo branco são prevenidas pela suplementação de vitamina E e Se. Animais que possuem deficiência de vitamina E apresentam ainda, de modo geral, transtornos no crescimento, degeneração da musculatura cardíaca e esquelética, degeneração testicular e oxidação da gordura corporal.

Estas são apenas algumas das características que as vitaminas A, D e E possuem. Se você quer saber mais informações sobre estas vitaminas e sobre outros elementos que compõe a dieta dos bovinos, participe do Curso Online Princípios da Nutrição em Bovinos de Corte, que terá iniciará no dia 15 de maio.

O objetivo deste curso não é ensinar formulação de dietas e, sim, permitir que o aluno consiga avaliar se a dieta oferecida ao rebanho está adequada segundo os conceitos essenciais sobre nutrição animal.

(Este é um trecho do Módulo 4 do Curso Online Princípios da Nutrição em Bovinos de Corte)

Serviço:

Tema: Curso Online Princípios da Nutrição em Bovinos de Corte
Início: 15 de maio
Duração: Seis semanas
Instrutores: Rafael da Costa Cervieri
Local: Internet
A quem se destina:
* produtores de carne, profissionais e estudantes que necessitam de conhecimentos essenciais sobre nutrição de bovinos, permitindo que tenham mais facilidade e informação para avaliar programas de alimentação em fazendas produtoras de carne.
Mais informações sobre a programação: Princípios da Nutrição em Bovinos de Corte

Teste seus conhecimentos sobre nutrição de bovinos de corte!

Inscreva-se agora mesmo!

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress