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Qual a diferença nutricional entre hambúrguer de carne e vegetal?

Fabricantes de hambúrgueres vegetarianos dizem que seus produtos são melhores para o planeta do que os de carne. Agora, se são melhores para a saúde dos consumidores, já é uma outra história.

O debate sobre os méritos nutricionais dos hambúrgueres feitos de soja, ervilha, coco e outros vegetais vem crescendo à medida que mais produtos sem carne chegam a dezenas de milhares de supermercados e restaurantes e que seus fabricantes correm para ampliar a produção.

A Beyond Meat Inc. e a Impossible Foods Inc. sustentam que seus produtos à base de vegetais contêm menos colesterol e gorduras saturadas do que as carnes. Alguns nutricionistas ressaltam, no entanto, que possuem quase tantas calorias quanto e têm mais sódio do que a carne, além de serem altamente processados.

“As pessoas supõem que, como é à base de plantas, instantaneamente é um alimento saudável”, disse Desiree Nielsen, dietista que assessora clientes em sua alimentação e tem um programa de comida vegetariana no Amazon Prime. “Claramente, esse não é o caso.”

O executivo-chefe da Beyond Meat, Ethan Brown, diz que os produtos de sua empresa representam uma clara melhora nutricional em relação à carne. “Se somos muito melhores do ponto de vista da saúde? Sem dúvida”, disse.

O valor das ações da Beyond Meat praticamente aumentou oito vezes, desde a oferta pública inicial de ações da companhia em maio, o que lhe confere um valor de mercado de US$ 11,8 bilhões. Em maio, a Impossible Foods levantou US$ 300 milhões em novos financiamentos de investidores privados, o que avalia a empresa em US$ 2 bilhões.

Na semana passada, o Dunkin’ Brands Group Inc. anunciou ter acrescentado a seu cardápio do café da manhã sanduíches feitos com uma imitação de salsicha da Beyond Meat. Nesta quinta-feira (1º de agosto), depois de ter feito testes prévios neste ano, o Burger King divulgou planos para agregar a seu menu um Impossible Whopper, vegetariano, em suas mais de 7 mil lanchonetes nos Estados Unidos, a partir de 8 de agosto.

Burger King vegetariano

O presidente do Burger King na América do Norte, Chris Finazzo, disse que os hambúrgueres vegetarianos têm menos calorias, gorduras e colesterol do que os Whoppers tradicionais e atraíram novos clientes para a rede nos sete mercados testados. O preço sugerido, de US$ 5,59, é cerca de US$ 1 mais caro do que o Whooper normal de carne.

“Achamos que os benefícios à saúde e os benefícios ambientais o tornam atrativo para nossos convidados”, disse Finazzo, em entrevista.

A Impossible Foods e a Beyond Meat imitam a carne extraindo proteínas da soja e de ervilhas amarelas e combinando-as com amidos, óleos e sucos para produzir hambúrgueres que, de forma convincente, “sangram” e ficam marrons ao ser fritados. As duas empresas promovem seus hambúrgueres como sendo melhores para a saúde das pessoas e para o ambiente, por reduzirem o impacto ambiental do gado, o volume de grãos que consomem e seu resíduos.

A Impossible Foods divulga que alimentos derivados de vegetais têm menos colesterol do que a carne tradicional e representam menos risco de doenças de origem alimentar que possam ser provocadas por contaminantes nos matadouros. A Beyond Meat cita estudos ligando o consumo de carne animal ao aumento no risco de câncer e de doenças cardíacas.

Raio X nutricional

Os hambúrgueres da Beyond Meat e da Impossible Foods contêm cerca de 20 gramas de proteína, o mesmo que existe em 113 gramas de carne animal, segundo dados das empresas e do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos.

Os hambúrgueres alternativos contêm cerca de 250 calorias e, os de carne, 290. Os hambúrgueres à base de vegetais contêm cerca de cinco vezes mais sódio do que os de carne, embora as empresas ressaltem que os consumidores, muitas vezes, agregam sal a seus hambúrgueres de carne. O hambúrguer da Impossible Foods contém nove gramas de carboidratos, o da Beyond Meat, três, e o de carne, zero.

Por outro lado, os hambúrgueres alternativos não têm colesterol, em comparação aos 80 miligramas existentes nos de carne, não cozidos, com 113 gramas. Os hambúrgueres da Impossible Foods e da Beyond Meat contêm cerca de 25% da dose diária média de ferro recomendada, enquanto os de carne contêm 10%. O hambúrguer da Beyond tem 6 gramas de gordura saturada, o, da Impossible, 8 g, e, o de carne, 8,6 g.

“Eu os adoro”, disse Sarah DiZio, 35 anos, moradora de San Francisco, que trabalha como conselheira em uma instituição de tratamento para doenças mentais. “Eles são quase indistinguíveis da carne.”

Brown, da Beyond Meat, disse que, com o tempo, os fabricantes de hambúrgueres à base de plantas vão melhorar seus produtos. A Beyond está reduzindo o nível de gordura saturadas para 5 gramas, cerca de 40% menos do que o de carne.

Os contras

Alguns executivos de restaurantes dizem, porém, que o alto grau de processamento exigido para produzir os hambúrgueres vegetarianos vai contra o desejo dos clientes de ingredientes mais simples e naturais.

Uma porta-voz da Chipotle Mexican Grill Inc. disse que a rede de lanchonetes evita alimentos com cores, sabores e conservantes artificiais e vê os hambúrgueres vegetarianos como um produto demasiado processado. A Chipotle vende outras opções sem carne como burritos e tacos vegetarianos, além de saladas.

A Panera Bread Co., uma rede com 2,3 mil pontos de venda, pertencente ao fundo de investimento europeu JAB Holding Co., não planeja servir carnes à base de vegetais depois de ter feito pesquisas com os clientes em abril e concluído que eles estavam mais interessados em proteínas de alimentos não processados do que em ingredientes processados, disse Sara Burnett, vice-presidente da rede encarregada da política de alimentos e bem-estar.

A rede de lanchonetes Carl’s Jr. vendeu 4 milhões de hambúrgueres da Beyond Meat desde 2018. Owen Klein, vice-presidente mundial de inovação culinária da CKE Restaurants Holdings Inc., controladora da rede, disse que são uma boa fonte de proteína e que não contêm aditivos que alguns consumidores evitam. A empresa pretende testar, em breve, um hambúrguer vegetariano e um de linguiça em sua rede Hardee’s.

Alguns consumidores são céticos quanto ao alto grau de processamento necessário para produzir produtos convincentemente parecidos a hambúrgueres. Entre os consumidores dos EUA, 61% acham que as proteínas à base de feijão e de outros vegetais tradicionais são mais saudáveis do que as de outras alternativas à carne processadas, segundo recente pesquisa da firma de análises de mercado Mintel.

“Assim como quaisquer alimentos processados que você compra em lanchonetes ou supermercados, eles não substituem o produto caseiro”, disse Clarissa Johal, escritora de Raleigh, na Carolina do Norte, vegetariana há cerca de 30 anos.

A chefe de nutrição e saúde da Impossible Foods, Sue Klapholz, disse que os alimentos processados não são todos ruins. “Estamos mais perto do pão do que de uma barra de doces”, disse.

Os produtores de carne, temerosos de que os produtos vegetarianos possam impactar as vendas de hambúrgueres e carnes tradicionais, pretendem destacar as distinções nutricionais de seu produto. Kenny Graner, fazendeiro de gado em Dakota do Norte e chefe da Associação de Pecuaristas dos EUA, disse que o setor deveria lançar uma campanha similar à “Beef. It’s What’s for Dinner”, que foi veiculada nos anos 1990, enfatizando os benefícios da carne para uma dieta saudável. “Esse pessoal não é tão saudável quanto a carne bovina ou qualquer outra carne”, disse Graner.

Ginger Hultin, dietista que trabalha em Seattle e é porta-voz da Academia de Nutrição e Dietética dos EUA, disse que as alternativas vegetarianas à carne têm alguns benefícios potenciais em relação à carne, como um maior teor de fibras. Mas elas ainda são hambúrgueres, disse. “Isso pode não ser algo para todo dia”, disse. “Pode ser algo como dar-se um gosto ocasional.”

Fonte: Artigo de Jacob Bunge e Heather Haddon, para o Dow Jones Newswires, publicado no Valor Econômico.

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