Quais são os fatores que geram lucro e faturamento no seu negócio?

Existem muitas situações em que 40% a 50% do faturamento de uma fazenda de cria vêm de vacas de descarte. E as pessoas estão só maximizando a produção de bezerros. No entanto, a busca deve ser maximizar faturamento e lucro da fazenda. Mesmo que, para isso, se produza menos bezerros. Essas contas são contra-intuitivas.

Uma fazenda de pecuária de corte produz carne. Como se produz carne em uma fazenda de cria? Fazendo a vaca produzir um bezerro que será vendido; fazendo novilhas virarem vacas e produzirem carne. Porém, a categoria que ganha peso e produz um bezerro produz muito mais carne do que a categoria estática, que é a vaca adulta, que só produz bezerro.

Isso ninguém fala na cria e é contra-intuitivo. Todo desenho da cria é feito para aumentar a taxa de prenhez, de natalidade e de desmama. Agora, você tem coragem de fazer as contas em seu negócio e chegar à conclusão de que é melhor ter menos taxa de prenhez, matas mais vaca e produzir mais carne, faturando e lucrando mais? Ou você vai negar que essa é uma possibilidade e nem vai fazer a conta?

A questão é que você precisa pensar quais são os fatores que geram faturamento e lucro no seu negócio? Você está fazendo as contas certas em sua fazenda? Exercite essa reflexão do seu negócio!

Fone: AgroTalento.

Deixe seu comentário

Todos os campos são obrigatórios


ou utilize o Facebook para comentar