Mercado Físico da Vaca – 06/10/10
6 de outubro de 2010
Mercados Futuros – 07/10/10
8 de outubro de 2010

Quais parâmetros devem ser analisados antes de se adquirir uma misturadora de ração total?

José Henrique Karsburg

José Henrique Karsburg – Zootecnista, Msc. – CASALE Equipamentos Ltda.

Em termos de especificação de misturadoras é preciso que o produtor leve em conta alguns fatores básicos que lhe permitirão reduzir sua margem de erro.

Em primeiro lugar é conveniente que o produtor procure conhecer tudo o que há disponível no mercado dentro de sua necessidade em termos de tamanho do equipamento e conhecer bem como funciona cada modelo e quais suas vantagens e desvantagens. Nem sempre o equipamento mais barato é o de menor custo, deve-se levar em conta também o aspecto de manutenção requerida, de sua durabilidade e outras características como facilidade de operação e principalmente a confiabilidade do equipamento, pois uma vez havendo uma misturadora de ração total na propriedade, se houver necessidade de manutenção frequente fica prejudicado o bom manejo e resultado do confinamento.

Também um fator importante a ser considerado na escolha da máquina é saber qual o seu tipo, ou seja, qual o sistema de mistura é mais indicado para sua operação:

Misturadora com rosca Vertical – Ideal para trabalhar com silagens de fibra longa e fardos de feno, sistema mais versátil, podendo trabalhar com qualquer tipo de volumoso, exige tempo de mistura maior, manutenção muito baixa.

Misturadora com roscas Horizontais – Ideal para trabalhar com silagem de fibra curta, silagem de capim e pequenos fardos de fenos, possui tempo médio de mistura de 5 minutos, pode ser produzida com o sistema de auto-carregamento de silagem.

Misturadora de rotor Tombador – É considerado atualmente o mais moderno e eficiente sistema de mistura, ideal para dieta de alto grão, é indicado para trabalhar com fibra curta e possui tempo médio de mistura de 3 minutos.

A escolha do sistema correto evitará problemas técnicos com o equipamento e dificuldades operacionais no dia a dia do confinamento.

Para um pequeno confinamento principalmente, é aconselhável ao se eleger uma misturadora de ração total, optar pelo modelo mais flexível possível em termos de capacidade de operar com diversos tipos de volumosos, desta maneira o produtor terá a liberdade de trabalhar com
diferentes tipos silagens, cana picada ou ainda feno em fardos, por exemplo. Se for o caso, o
equipamento deve também permitir trabalhar com mais de um tipo de alimento volumoso com
diferentes tamanhos de partícula, por exemplo: silagem de milho e feno em fardos, porque muitas vezes pode ser conveniente e/ou necessário. Também a flexibilidade é importante porque havendo interesse de mudar de alimento volumoso o produtor não tenha que trocar o
equipamento.

Para ajudar na definição do tamanho ou capacidade volumétrica da misturadora de ração total em função do número de animais a se confinar, foi criado pela CASALE – tradicional fabricante deste tipo de equipamento – o quadro abaixo que ajuda neste trabalho, mas que não é definitivo, pois naturalmente existem outras variáveis a serem consideradas.

O quadro apresentado se refere às máquinas para trator, para caminhão e maquinas estacionárias que também devem ser consideradas para grandes confinamentos, embora não se pode afirmar que sempre será a melhor opção, pois para estes casos é importante fazer um
estudo econômico em relação ao investimento total com maquinários bem como os custos operacionais do confinamento, comparando-se com máquinas grandes sobre caminhão, pois depende de cada caso para se optar por um outro sistema, ou seja, ninguém pode afirmar que
uma determinada solução é única e definitiva para um projeto de confinamento.

Capacidade da misturadora X Número de animais

Para saber mais entre em contato pelo box abaixo:

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress