Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 27-11-2006
27 de novembro de 2006
É hora de repartir o pão (e a carne)
29 de novembro de 2006

Protocolos para receptoras de embrião II: uso da eCG e indutores de ovulação para TETF

Atualmente os protocolos mais comuns associam implantes ou dispositivos de progesterona ou progestágenos com tratamentos com estrógenos para sincronizar a onda folicular. Além disso existem muitas variações de protocolos hormonais que estão disponíveis no mercado brasileiro e podem ser utilizadas estratégicamente para o aumento da fertilidade, diminuição do custo e melhoria do manejo de receptoras de embriões.

Neste artigo estaremos discutindo algumas variações de protocolos de sincronização para transferência de embriões em tempo fixo (protocolos para TETF) em receptoras bovinas. Atualmente os protocolos mais comuns associam implantes ou dispositivos de progesterona ou progestágenos com tratamentos com estrógenos para sincronizar a onda folicular. Além disso existem muitas variações de protocolos hormonais que estão disponíveis no mercado brasileiro e podem ser utilizadas estratégicamente para o aumento da fertilidade, diminuição do custo e melhoria do manejo de receptoras de embriões. Portanto, em seguida, estaremos apresentando alguns dados científicos relacionados ao assunto:

Uso do eCG no dia 5 do protocolo

Um exemplo do uso do eCG foi estudado por Moreno et al. (2006). Neste estudo se objetivou comparar a taxa de concepção após a TETF em novilhas mestiças (Bos taurus X Bos indicus; n = 312) que receberam ou não 400UI de eCG no quinto dia em protocolos hormonais a base de dispositivo intra-vaginal (DIB®) e estradiol. O tratamento com eCG aumentou o tamanho do CL (~18.5 vs. ~17.7) e a progesterona circulante no momento da inovulação dos embriões (eCG com 2 ou + CL ~ 30,2 ng/mL; eCG com 1 CL ~ 7,5 ng/mL; e grupo Controle ~ 5,7 ng/mL). Este aumento na progesterona circulante foi a provável razão da melhora de mais de 15% na taxa de prenhez em receptoras que receberam eCG (57,6% vs. 41,7%). Portanto este estudo concluiu que a associação do eCG em protocolos de sincronização para receptoras melhorou a eficiência do protocolo.

Uso de eCG no dia 5 ou dia 8 do protocolo

Um outro estudo (Baruselli e Reis, 2003) objetivou comparar a dose de eCG (400UI x 500UI x 600UI) e o dia de aplicação do eCG em protocolos de sincronização em um grande número de receptoras (novilhas, n = 594). Os animais foram tratados com 2mg de benzoato de estradiol + 50mg de progesterona injetável associado a um dispositivo intravaginal (DIB®) por 8 dias. Os animais foram divididos homogeneamente e receberam as 3 doses de eCG no dia 5 ou no dia 8 do protocolo. Estes pesquisadores relataram que não houve efeito da dose de eCG utilizada. Porém, o dia de aplicação do eCG influenciou os resultados do protocolo de sincronização, sendo que os animais que receberam o eCG no dia 5 apresentaram maiores concentrações de progesterona circulante (D5 ~5ng/mL vs. D8 ~3ng/mL).

Além disso os animais tratados no dia 5 com eCG apresentaram maior taxa de aproveitamento (~87% vs. ~82%), taxa de concepção (~52% vs. ~45%) e taxa de prenhez (~44% vs. ~37%). Iste estudo concluiu que a dose de 400UI de eCG pode ser utilizada com sucesso e o dia 5 do protocolo parece apresentar melhores resultados em comparação com o dia 8. Porém, mais resultados a respeito do dia da aplicação do eCG (5 vs. 8) serão apresentados neste artigo em um outro tópico abaixo.

Uso de hCG ou benzoato de estradiol como indutor de ovulação em protocolos de TETF

Neste estudo, Moreno et al. (2003), comparou a eficiêcia de diferentes indutores de ovulação: BE ou hCG em receptoras Bos indicus x Bos taurus (n = 215) tratadas com DIB por 8 dias, estrógeno (BE) e progesterona no dia 0, no dia 5 foi aplicado 400UI de eCG. Metade dos animais recebeu BE (1mg) no dia 9 e a outra metade recebeu 1500UI de hCG no dia 10. A inovulação ocorreu no dia 17 do protocolo. Os resultados deste experimento mostram que não houve diferença na taxa de aproveitamento (BE ~86% vs. hCG ~83%) e na taxa de concepção (BE ~57% vs. hCG ~53%) entre os tratamentos. Portanto o BE pode ser utilizado com sucesso neste tipo de protocolo para TETF.

Benzoato vs. Cipionato de estradiol como indutor de ovulação em protocolos de TETF

Neste estudo (Rodrigues et al., 2006), para avaliar o efeito do tipo de estradiol (BE – benzoato ou ECP – cipionato de estradiol) foram utilizadas 300 novilhas cruzadas (Bos indicus x Bos taurus). No dia 0 os animais receberam um implante auricular de Norgestomet (Crestar®) + 2mg de BE. Cinco (D5) dias depois 1/3 dos animais (G1) receberam 400UI de eCG e PGF. O implante foi removido no dia 8 e o BE foi aplicado no dia 9. Os animais no grupo 2 (G2) frecebram o mesmo protocolo, exceto pelo momento da aplicação do eCG + PGF que aconteceu no dia da remoção do implante auricular no dia 8. As nonilhas no G3 receberam no momento da retirada do implante (D8) a PGF + 400UI de eCG + 1mg de cipionato de estradiol ao invés de 1mg de BE – todos tratamentos foram feitos no momento da retirada do implante e o ECP foi utilizado como indutor de ovulação.

A TETF foi realizada no dia 17 após exame ultrasonográfico das receptoras. Em resumo, os animais do grupo 3 (G3) apresentaram taxas de aproveitamento semelhantes aos dois outros grupos experimentais, porém a taxa de concepção e a taxa final de prenhez foi superior no G3. Em conclusão, este experimento mostrou que o ECP no momento da retirada do implante auricular pode substituir o BE que é aplicado, normalmente, 24h após a retirada do implante, possibilitando a diminuição de 1 dia no manejo dos animais. Além disso, o eCG e a PGF também podem ser aplicadas no dia da retirada do implante sem diminuição da eficiência do protocolo. Estas mudanças facilitam o manejo pois as receptoras são manejadas somente 3 vezes se comparado com os protocolos tradicionais de TETF.

Referências bibliográficas

Baruselli PS e Reis EL. Sincronizacion de receptoras cruza cebú en condiciones tropicales. Resúmenes del IV Seminario Internacional de Reproducción en Grandes Animales. CGD, Biotecnología Reproductiva E.U. División Capacitación. Bogotá 25 al 27 de Septiembre; Medellín 27 y 28 de Septiembre 2003; 53-62.

Moreno D. Control de la dinamica folicular en el ganado bovino de carne: niveles hormonales y aplicaciones práticas en la transferência de embriões. Facultad de Ciencias Veterinárias, U.N.C.P.B.A., Tandil, Buenos Aires, Argentina 2006.

Moreno D, Cutaia L, Tribulo R, Caccia M, Tribulo H, Chesta P, Villara ML, Bo GA. Fixed-time embryo transfer in cows treated with progesterone vaginal devices and induced to ovulate with estradiol benzoate or hCG. Theriogenology 2003, 59:307.

Rodrigues CA, Manchilla RF, Ferreira RM, Santana RV, Sá Filho MF, Ayres H, Madureira EH, Santos E, Baruselli PS. Efeito do uso do implante auricular de Norgestomet associado ao cipionato de estradiol na sincronização da ovulação para transferência de embriões em tempo fixo. Congresso Mundial de Buiatria, 2006.

0 Comments

  1. camilo pasquini disse:

    Sou diretor da Vetcursos empresa que promove eventos para medicos veterinarios no estado de Mato Grosso, estamos organizando um simposio sobre bovinos com o titulo ainda a definir, e gostaria de saber se há interesse em ministrar uma palestra sobre reprodução neste simpósio. Aguardo contato. camilo_pasquini@yahoo.com.br
    Camilo Pasquini
    Vetcursos

plugins premium WordPress