Preço das carnes recua no atacado neste início de mês – Cepea
19 de janeiro de 2015
Aquisição de gado de reposição será o maior desafio em 2015
19 de janeiro de 2015

MT: propriedades recebem avaliação de livre de aftosa

Cento e oitenta e nove propriedades mato-grossenses distribuídas em 74 municípios foram selecionadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para participar da avaliação periódica para apoiar a certificação de ausência de circulação do vírus da febre aftosa na zona livre com vacinação.

O chamado estudo de circulação viral é realizado anualmente naqueles estados que fazem parte da área livre da doença com vacinação. Em Mato Grosso, onde está o maior rebanho bovino do país, são 19 anos sem a doença.

Conforme explica a médica veterinária Ana Carolina Schmidt, do Instituto de Defesa Agropecuária (INDEA-MT), nas propriedades selecionadas os animais são escolhidos aleatoriamente e o número máximo de cabeças amostradas pode chegar a 32, naqueles imóveis que têm mais de mil bovinos com idades entre seis meses a 12 meses.

O estudo começou em setembro de 2014 e deve terminar em julho desse ano.

As amostras de soro vão para o Laboratório Agropecuário Nacional (LANAGRO), para identificar a presença de reagentes. Os exames e as reavaliações dos animais são realizadas até ser confirmada ausência do vírus no estado.

Para as propriedades que têm os animais selecionados, não pode ser promovida a venda destes lotes até a conclusão de todos os exames. Conforme o órgão de defesa sanitária mato-grossense, os imóveis são visitados quinzenalmente pelos veterinários do Instituto, que realizam a inspeção clínica dos animais.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress