Atacado – 14/10/11
14 de outubro de 2011
Workshop de Pecuária Sustentável marca presença no Rio de Janeiro
14 de outubro de 2011

Promissão (SP) recebe curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas

As aulas acontecem na unidade do Frigorífico Marfrig e abordam temas sobre Qualidade da Carne

A Universidade do Boi e da Carne (UBC) realiza o Módulo II do Curso de Formação de Jurados de Carcaças Bovinas nos dias 19, 20 e 21 de outubro, no Frigorífico Marfrig, em Promissão (SP), abordando o tema Qualidade de Carcaças. Este curso é destinado a produtores, técnicos e profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos, frigoríficos, nutrição animal, reprodução, qualidade da carne e melhoramento genético. A Universidade do Boi e da Carne, além de criar oportunidades de negócios e mercado aos agentes da pecuária, tem o objetivo de formar uma mão-de-obra qualificada para a cadeia produtiva da carne bovina. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail universidadedacarne@nelore.org.br, pelo telefone (11) 3293-8900 ou no site www.nelore.org.br.

Este Módulo II da UBC terá palestras dos professores Roberto Roça, da FCA – Faculdade de Ciências Agronômicas, da UNES P/ Botucatu, e Pedro Eduardo de Felício, da FEA – Faculdade de Engenharia de Alimentos, da Unicamp, de Campinas. Durante os três dias do curso, os participantes conhecerão mais sobre os seguintes pontos importantes para a qualidade das carcaças: o papel da inspeção sanitária oficial, programa de controle de qualidade, abate de bovinos, os fatores ante-mortem de influência sobre a qualidade da carne e técnicas modernas de manejo ante-mortem, o rigor mortis em condições normais e alteradas, a carne bovina “DFD, os métodos de classificação e tipificação de carcaças, e as seguintes práticas: bem estar animal, medidas de área de olho de lombo, espessura de gordura de cobertura, cor de gordura e cor de carne, classificação da carcaça quente e desossa com diferentes tipos de acabamento.

Para o professor Roberto Roca, “este módulo é fundamental, pois para ser um jurado de carcaça bovina é necessário o conhecimento de toda a cadeia produtiva, desde a propriedade rural até as avaliações de qualidade da carne”. Neste módulo, ele ministrará as palestras sobre sistemas de controle de qualidade e a tecnologia do abate de bovinos. Os sistemas de controle de qualidade envolvem toda a cadeia produtiva – tanto o feito pelo Serviço de Inspeção Federal quanto o executado pela indústria. Serão abordados desde conceitos de qualidade, como avaliação dos processos e produtos como as exigências internacionais para exportação de carne, e também os sistemas específicos como rastreabilidade, Global Gap, sistemas de auto-controle. No tema “Tecnologia do Abate de bovinos”, o professor Roberto Roca abordará todas as etapas de abate, desde o preparo dos animais na propriedade rural, transporte, manejo nos currais dos frigoríficos, abate humanitário, e as etapas subseqüentes de preparo da carcaça, para resfriamento, desossa e embalagem.

O professor Pedro Eduardo de Felício ministrará as aulas sobre avaliação de carcaças, em que irá detalhar os indicadores ou características quantitativas e qualitativas, que são empregadas nos frigoríficos para agrupar carcaças razoavelmente semelhantes, colocando as diferentes em outros grupos onde melhor se encaixarem, sempre tendo por base os rendimentos de desossa e a qualidade esperada. “Como exemplos de indicadores temos peso da carcaça quente, obtido após a toalete padronizada, e gordura de cobertura, atribuindo-se um escore com base em padrões fotográficos da carcaça, e cor da carne e da gordura, avaliadas na carne resfriada por 24 a 36 horas”. Ele também apresentará outros indicadores aos alunos e colocará em discussão alguns métodos de classificação e tipificação de carcaças adotados nos Estados Unidos, Argentina, Uruguai e na União Europeia.

Universidade do Boi e da Carne

A Universidade do Boi e da Carne é uma iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e tem como objetivo capacitar e aperfeiçoar profissionais que atuam em fazendas, indústrias de insumos e frigoríficos, em nutrição animal, reprodução, genética e qualidade de carne. Mais informações com Rodrigo pelo telefone (11) 3293 8900 ou através do e-mail universidadedacarne@nelore.org.br.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress