Mercado Físico da Vaca – 09/12/09
9 de dezembro de 2009
Mercados Futuros – 10/12/09
11 de dezembro de 2009

Programa Montana abre suas portas a novos criadores

O Programa Montana iniciou suas atividades em 1993, trabalhando com cruzamentos entre raças zebuínas e taurinas, européias e adaptadas, em busca do bovino ideal para as condições brasileiras de trabalho.

Baseado em ferramentas importantes do melhoramento genético, como retenção de heterose, complementaridade entre raças e genética aditiva (DEPs – diferença esperada na progênie), o sucesso obtido com os cruzamentos foi enorme.

O Montana é a verdadeira solução para o cruzamento no Brasil. Por ter composição racial flexível, o Montana encara qualquer região do país e traz resultados positivos em qualquer tipo de vaca, democratizando o cruzamento através da monta natural e manejo simples.

A heterose se mantém ao longo das gerações, diferentemente do que acontece com o uso de raças puras, onde a heterose vai se deteriorando ao longo das gerações. Os touros representantes das raças que compõem o Composto Montana foram selecionados a dedo em diversas partes do mundo e a seleção dos melhores animais é uma constante.

Mais importante do que isso é a sólida avaliação genética do Montana. 100% dos animais que integram o Programa são geneticamente avaliados, ou seja, conhecemos o valor genético de cada animal. Essa tecnologia e seriedade fez com que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) concedesse o CEIP – Certificado Especial de Identificação – que garante a comercialização de apenas 22% dos machos produzidos, ou seja, animais verdadeiramente melhoradores, com altíssima pressão de seleção entre os animais.

O Montana é o maior programa de bovinos compostos do mundo e conta com uma base de dados robusta e extremamente confiável. Essa base é auditada pelo MAPA e a avaliação genética é feita pela equipe de geneticistas do GMA – Grupo de Melhoramento Animal – da USP/Pirassununga, o que reforça ainda mais a qualidade das análises.

Se mantendo dos modismos, o Programa Montana comercializa touros a preços reais, condizentes com a realidade da pecuária nacional, nunca se rendendo à leilões de elite com preços exorbitantes.

Após 16 anos de estrada, o Programa Montana decidiu que é hora de oferecer esse pacote de vantagens a outros pecuaristas do país.

Atualmente, são 12 criadores distribuídos em diversos estados brasileiros e no Uruguai, criando animais Compostos Montana dentro de um sistema único e focados em resultados econômicos.

“Para começar, decidimos oferecer vantagens exclusivas aos 5 primeiros interessados”, informa Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana. “Os novos criadores terão acesso total às valiosas informações da avaliação genética em condições comerciais especiais”, ressalta.

A abertura do Programa visa atingir pecuaristas interessados no melhoramento genético do seu rebanho. “Fazendo parte do Programa Montana, o criador conhece as informações genéticas de cada um dos seus animais, o que facilita muito as decisões para escolha de vacas superiores e de touros”, explica Gabriela, “isso sem mencionar o rápido avanço do rebanho, corrigindo deficiências e aprimorando as qualidades, aumentando a rentabilidade da atividade”.

Além dessas informações, Gabriela explica que os novos criadores poderão comercializar tourinhos Montana com CEIP e terão opção de compra de fêmeas compostas geneticamente avaliadas e touros provados dos outros criadores, para sair na frente no melhoramento do seu rebanho. “Esta é uma oportunidade única e muito aguardada pelo mercado e por pecuaristas profissionais”, finaliza a especialista.

Para mais informações entre em contato pelo box abaixo ou pelo telefone (17) 3231-6455.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress