Mercado Físico da Vaca – 02/03/11
2 de março de 2011
Mercados Futuros – 03/03/11
4 de março de 2011

Programa de Qualidade Nelore Natural premia pecuaristas em Mato Grosso

Iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), em parceria com o Grupo Marfrig, demonstra os bons resultados da pecuária do estado no início de 2011

Os números da pecuária mato-grossense têm sido cada vez mais expressivos. Com mais de 28 milhões de cabeças de gado, provenientes de aproximadamente 115 mil propriedades, Mato Grosso já se tornou um dos mais importantes celeiros do Nelore brasileiro. E a raça, que hoje representa 95% do rebanho bovino de todo o estado, não se destaca apenas em quantidade, como também em qualidade. Um fato comprovado recentemente nos dados divulgados pelas unidades do Frigorífico Marfrig de Paranatinga e Tangará da Serra, que iniciaram a operação do Programa de Qualidade Nelore Natural (PQNN) no final de 2010. A iniciativa da Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) visa aumentar a rentabilidade e valorizar o trabalho dos pecuaristas que investem em genética para a produção de carne de qualidade.

Nas últimas semanas três produtores da raça foram premiados pelo Programa – dois de Paranatinga e um de Tangará da Serra. Elói Brunetta, da Fazenda Itaquerê, localizada em Novo São Joaquim, teve 68 animais classificados dentro dos parâmetros exigidos pelo PQNN, dentre 85 bois enviados ao abate. Mais recentemente, José Adelvan Costa Monteiro, proprietário da Fazenda Equus, de Gaúcha do Norte, também teve seu primeiro lote premiado pelo programa, mesma situação de Moacir Sansão, produtor de Barra do Bugres, que abateu seus animais na unidade do Marfrig de Tangará da Serra.

“A receptividade dos produtores tem sido muito boa. Nosso trabalho é estar ao lado do criador para contribuir com o que for necessário”, revela Nilmar Rodrigues Cunha, técnico responsável pelo trabalho junto aos pecuaristas de Paranatinga e região. Segundo ele o gado da região tem qualidade, mas destaca a necessidade de aplicar melhorias na padronização dos lotes ofertados para o abate.

Ricardo Maluf, comprador de gado do Grupo Marfrig em Paranatinga (MT), aponta que o início da operação tem sido animador e que no futuro o PQNN deve ter melhores números. “Temos realizado algumas premiações agora, mas a tendência é a de que quando o Programa estiver mais conhecido nessa região, como ele o é hoje em Bataguassu (MS), as premiações se tornem ainda mais frequentes. Bom para os criadores e também para o Marfrig”, aponta.

Como participar

Para fazer parte do PQNN, ação que pode bonificar os criadores em até 4% acima do valor da arroba praticado no dia, é preciso ser associado junto a ACNB. A adesão é voluntária e não há nenhum compromisso do produtor em entregar sua produção ao Marfrig. Mais detalhes sobre o Programa de Qualidade Nelore Natural podem ser obtidos pelo telefone (11) 3293 8900, pelo site www.nelore.org.br ou pelo email pqnn@nelore.org.br, com Guilherme Alves.

Para mais informações preencha o formulário abaixo.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress