Tyson Foods anuncia 12 novas fábricas e investimento de US$ 1,3 bi em automação
10 de dezembro de 2021
Indústria argentina de carne diz que gado mais pesado encerraria impasse na exportação
10 de dezembro de 2021

Programa de carne de qualidade leva 240 mil bovinos para o gancho em 2021, diz Minerva Foods

Com uma leve alta de abates, o Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) abateu 239.898 bovinos de 718 pecuaristas de São Paulo, Goiás, Tocantins, Minas Gerais, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Foram 2.214 cabeças a mais ante 2020, o que representou uma alta de 0,93%.

O PEC é uma iniciativa da Phibro Saúde Animal, Minerva Foods e Biogénesis Bagó. Criada em 2019, o programa serve como incentivo à produção de bovinos que garantam carne de qualidade na hora do abate, o que significa levar à terminação animais mais jovens, com acabamento de gordura e carcaças padronizadas. Ao longo das três edições, foram mais de 577 mil bovinos abatidos.

“Produzir alimentos de qualidade para suprir a crescente demanda mundial é de extrema responsabilidade. Os números do PEC, que crescem ano após ano, comprovam o comprometimento na melhoria constante dos indicadores de eficiência”, diz Mauricio Graziani, presidente da Phibro.

Detalhes dos abates

Do total dos 239.898 bovinos, 200.207 (83%) eram de machos e 39.691 (17%) eram de fêmeas. Sobre o aspecto de acabamento, 76,1% foram classificados entre mediano e uniforme.

Outro dado importante foi de 81,4% desse grupo de animais estar com idade adequada – de zero a 4 dentes. Sobre peso, 73,9% das carcaças estavam acima de 210 quilos, com um porcentual de 90,3% chegando abaixo de 5,79 de pH.

“Os mercados estão cada vez mais exigentes, com foco em animais jovens, bem-acabados e com pH menor que 5,79. Estas características contribuem para a produção de uma carne mais macia e suculenta e tornam o mercado bovino brasileiro um dos mais atrativos do mundo”, diz Fabiano Tito Rosa, diretor de Originação e Eficiência Operacional da Minerva Foods.

Para Carlos Godoy, gerente nacional de marketing da Biogénesis Bagó, esta terceira edição do PEC teve uma evolução interessante não só em números, mas principalmente com as visitas presenciais feitas por integrantes das empresas participantes.

“Estamos trabalhando junto com os pecuaristas nos quesitos sanidade, nutrição e mercado para identificar oportunidades a fim de que possam produzir mais e melhor. Certamente teremos um crescimento substancial do PEC na próxima edição”, afirma Godoy.

Fonte: Portal DBO.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress