EUA: Tyson Foods introduz novos cortes de carne bovina
16 de abril de 2003
Carne de alta qualidade encontra mercado em expansão
22 de abril de 2003

Produtores goianos terão balança própria nos frigoríficos

A Federação da Agricultura do Estado de Goiás (Faeg) vai instalar balanças em quatro dos maiores frigoríficos goianos para que o pecuarista tenha a opção de aferir a pesagem efetuada pela indústria. Acordo nesse sentido foi celebrado, na última segunda-feira (14), pela Faeg e Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), como representantes dos produtores, e pelo Sindicato das Indústrias de Carnes (Sindicarne), representando os frigoríficos.

Participaram do encontro e aderiram de imediato ao acordo os representantes dos frigoríficos Friboi, Goiás Carne, Bertin e Raça.

Para o presidente da Faeg, Macel Caixeta, a iniciativa contribuirá para estreitar as relações entre pecuaristas e frigoríficos, eliminando as desconfianças que de vez em quando afloravam nos produtores, com relação à pesagem dos animais abatidos.

“Mais uma vez Goiás saiu na frente no esforço de modernização das relações dentro das cadeias produtivas, num exemplo de parceria que tenho certeza será seguido pelo restante do País”, disse Caixeta. Segundo ele, embora o programa esteja se iniciando com apenas quatro frigoríficos, a expectativa é de que dentro de algum tempo todos tenham aderido.

O diretor da SGPA, Gilberto Santana, acredita que os demais frigoríficos acabarão aderindo ao acordo, até porque ficaria difícil explicar qualquer resistência a um mecanismo que apenas dá ao produtor meios para certificar-se de que não está sendo lesado na pesagem dos animais.

“Como têm consciência de que não há nada a esconder, os frigoríficos entenderam que não deviam resistir ao pleito dos pecuaristas apenas por uma questão de capricho. Embora no futuro possam se mostrar inócuas, pelo menos nesse primeiro momento a balança do produtor será importante para comprovar a lisura do sistema de pesagem desses frigoríficos”, disse o presidente do Sindicarne, José Magno Pato.

Opcional

O assessor técnico da Faeg, Luiz Alberto Belchior Filho, informou que o programa de balanças será mais um serviço que a Faeg colocará à disposição do produtor goiano. Ele explicou que a pesagem nessas balanças não será obrigatória, mas uma opção do produtor, caso entenda que deva aferir a pesagem feita pelo frigorífico. Será cobrada uma taxa por animal abatido, de valor ainda não definido, que se destinará ao pagamento das balanças, manutenção do sistema e pagamento de pessoal para operar os equipamentos.

Segundo Belchior, a expectativa é de que as balanças do produtor estejam em operação dentro de 15 a 20 dias, em data a ser combinada com os frigoríficos, para que todas sejam liberadas ao mesmo tempo.

Fonte: O Popular/GO (por Edimilson de Souza Lima), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress