Categories: Giro do Boi

Produtores argentinos planejam novo boicote

A demora do governo argentino em dar uma resposta às reivindicações dos produtores rurais pode acabar com a trégua entre as partes envolvidas. Os setores mais duros do agronegócio vão analisar nesta semana a possibilidade de realizar uma nova suspensão.

Entre as medidas esperadas pelo setor produtivo estão o refinanciamento das dívidas que mantém com o Banco Nación; a liberação do mercado de Liniers (onde são negociados o gado em pé), sob intervenção oficial; incentivos para a produção e subsídios para os criadores de suínos.

“O campo está sendo profundamente afetado pela suspensão das exportações porque estamos diante do plantio da nova safra (trigo), mas sem nenhuma previsibilidade de horizonte”, reclamou o presidente da Federação Agrária (FAA), Eduardo Buzzi.

Segundo reportagem do Estadão/Agronegócios, a FAA já tem propostas para um novo locaute, mas Buzzi disse que ainda vai tentar obter uma resposta positiva do governo antes de votar pela medida de força. A Confederação de Associações Rurais de Buenos Aires e La Pampa (Carbap) levará para a assembléia de Confederações Rurais Argentinas (CRA) a proposta de retomar o boicote na próxima quarta-feira.

Cerca de 8 mil pequenos e médios produtores do país estão endividados com o Banco Nación e muitos estão perdendo as terras dadas em garantia nos financiamentos. Por isso, a prioridade número um das negociações para a FAA é o refinanciamento das dívidas.

Com relação aos produtores de gado, a situação também é complicada, já que os preços estão sob intervenção oficial há cinco meses. Com os preços congelados, o mercado negro ganhou terreno, deixando o mercado de Liniers jogado às moscas, correndo risco de extinção.

This post was published on 13 de março de 2007

Share

Recent Posts

Cientistas em Massachusetts criam carne bovina mais saudável aprimorando geneticamente células de vaca com nutrientes vegetais

Cientistas em Massachusetts conseguiram combinar células musculares bovinas com extratos de plantas no que eles… Read More

19 de outubro de 2020

Caminho aberto para novas valorizações do boi gordo

Durante toda a semana, o movimento altista voltou a ganhar força diante das dificuldades de… Read More

19 de outubro de 2020

“Compras da China podem chegar a 1,2 milhão de toneladas de carne”, diz Lygia Pimentel

O mercado brasileiro de carne bovina segue em alta este ano e também no próximo,… Read More

19 de outubro de 2020

Brasil produz mais carne usando menos terra, diz presidente da JBS

O presidente-executivo global da JBS , Gilberto Tomazoni, afirmou nesta sexta-feira que fornecedores de gado… Read More

19 de outubro de 2020

NotCo leva hambúrguer vegano ao varejo mirando expansão nacional

A partir de novembro, a chilena NotCo coloca em prática seu plano de expansão no… Read More

19 de outubro de 2020

Falta de integração de bases de dados desafia fiscalização

A falta de integração entre as bases de dados e estatísticas do governo e a… Read More

19 de outubro de 2020