Com peste suína na China, Brasil exporta mais proteínas bovina, suína e de frango
4 de junho de 2019
O que reorienta o planejamento de uma fazenda são seus resultados
4 de junho de 2019

Produtor, seja protagonista do seu negócio, tenha estratégias!

Como você se programa e se organiza para sua visão de mercado para esse ano?

Por exemplo, se o boi subir 20 reais a arroba, o que muda na sua estratégia? E se a arroba cair 20 reais? Muitas vezes, a pessoa olha diariamente a cotação do boi, quase como um passatempo, mas não age em relação a isso.

Existem pessoas com patrimônio muito grande, negócios muito bem montados tecnicamente, com muita gente trabalhando, envolvida e dependendo, mas que não tem essa visão de negócios, estratégia, riscos, de como vender melhor o produto.

Por exemplo, poucos produtores de leite têm contratos de fornecimento, ou seja, produzem um produto perecível para apenas um cliente, a prazo, sem garantia real de nada. De um dia para o outro, a indústria pode parar de comprar ou baixar o preço.

E esse olhar de negócio muda tudo. A fazenda muda muito quando começa a exercitar isso. Por exemplo, no nosso grupo de mastermind, uma das discussões mais presentes hoje é: quantos por cento do meu patrimônio quero ter em terra daqui para frente, considerando a curva de valorização da terra da minha fazenda? A tendência é que haja uma queda desse valor.

Ou seja, tem que prestar atenção nisso ao invés de considerar que “terra sempre valoriza”. Outra coisa: você compraria sua fazenda hoje pelo preço que ela está? Porque se você não está vendendo, você está comprando sua fazenda todos os dias. Assim, quais as mudanças que você precisaria fazer na sua fazenda para ela ficar comprável?

Esse tipo de coisa que parece simples, mas que é uma grande mudança na cabeça e como todo negócio é tocado é o grande impacto e a grande transformação que podem ser feitos hoje. E quando isso está instalado, fica muito mais fácil tomar decisões dentro da fazenda. Se a cabeça do proprietário é de negócio, e não de produção, qualquer compra pode fazer sentido, mas as perguntas feitas antes de tomar qualquer decisão são diferentes, o questionamento e a análise crítica aumentam.

https://www.instagram.com/p/ByQAgF7FBXR/?utm_source=ig_web_copy_link

Fonte: AgroTalento.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress