Síntese Agropecuária BM&F – 12/12/02
12 de dezembro de 2002
Baixa oferta mantém firme mercado de boi
16 de dezembro de 2002

Produção de matéria seca de capim-Marandu (Brachiaria brizantha) em resposta a duas fontes de adubo nitrogenado

Por Marco Antonio Alvares Balsalobre1, Patricia Menezes Santos2 e Luciano de Almeida Côrreia3

Os capins do gênero Brachiaria têm desempenhado um papel fundamental nos sistemas de produção animal em pastagens no Brasil, sendo que, atualmente, a venda de sementes de Brachiaria brizantha (braquiarão) representa cerca de 50% do mercado interno (Zimmer & Euclides Filho, 1997). Apesar da ampla aceitação em todo o território nacional, quando se fala em intensificação de pastagens, as braquiárias são deixadas em segundo plano. Muitos produtores acreditam que, para obter elevados níveis de produtividade, é necessário substituir as braquiárias por outras espécies de maior potencial, como as do gênero Panicum.

O braquiarão, no entanto, apresenta um elevado potencial de produção e uma boa resposta à adubação nitrogenada. Côrrea et al. (2002) verificaram o efeito de fontes (uréia e nitrato de amônio) e doses de N (0, 50, 100 e 200 kg N/ha por corte) na produção de matéria seca do cultivar Marandu em cortes sucessivos (quatro cortes durante o período de “verão”). Os autores observaram que a produção de matéria seca foi influenciada por todos os fatores testados (fontes, doses e cortes) e que houve interação entre os mesmos, sendo que a dose crítica de N para o braquiarão (dose que proporciona 80% da produção máxima) era equivalente a cerca de 130 kg N/ha.corte (Figura 1).

Figura 1: Produção de matéria seca do braquiarão em função de doses e fontes de N (NA = nitrato de amônio; U = uréia)
Adaptado de Corrêa et al. (2002)

Comentário dos autores: um dos principais motivos para os baixos níveis de produção animal observados em áreas de braquiarião é a fertilidade do solo. Na verdade, foi criado um “ciclo vicioso”, em que as áreas de braquiarão não são (ou são menos) adubadas, pois este é considerado pouco produtivo; e, por outro lado, este é considerado pouco produtivo porque os níveis de adubação e fertilidade de solo em que é utilizado são inferiores. Esta espécie, no entanto, tem apresentado boas respostas à adubação, o que mostra que a intensificação de áreas de braquiarão é viável e, em muitos casos, mais interessante que a substituição por outras espécies.

CORRÊA, L.A.; CANTARELLA, H.; PRIMAVESI, A.C. et al. Produção de matéria seca de capim-marandu (Brachiaria brizantha) em resposta a duas fontes de adubo nitrogenado (compact disk). In: REUNIÃO ANUAL DA SOCIEDADE BRASILEIRA DE ZOOTECNIA, 39, 2002, Recife, Anais… Recife:SBZ. 2002.
ZIMMER, A.H.; EUCLIDES FILHO, K. As pastagens e a pecuária de corte brasileira. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE PRODUÇÃO ANIMAL EM PASTEJO, 1, Viçosa, 1997. Anais… Viçosa: UFV, 1997, p.349-380.
___________________________________________
1Engenheiro Agrônomo, doutorando em Ciência Animal e Pastagens pela ESALQ/USP
2Engenheira Agrônoma, Doutora em Agronomia pela ESALQ/USP e pesquisadora da Embrapa Pecuária Sudeste
3Colaborador. Pesquisador da Embrapa Pecuária Sudeste

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress