Categories: Novas do BeefPoint

Produção de Eucalipto: alternativa para diversificar a fonte de renda de sua propriedade

A produção de eucalipto é uma alternativa interessante para produtores rurais que querem diversificar a fonte de renda da propriedade e não são tão imediatistas na obtenção da primeira receita. O tempo de desenvolvimento do eucalipto pode ser um pouco maior, dependendo da finalidade para a qual foi plantado, mas em geral tem um ciclo de produção de 5 a 6 anos.

Todo produtor rural tem condições de produzir eucalipto. A escala e o mercado regional irão determinar o eventual manejo de acordo com cada objetivo.

Na produção de eucalipto, a qualidade na implantação das florestas é aspecto imprescindível para o sucesso de todo processo. Uma boa floresta possibilitará diversos tipos de manejo e inúmeras alternativas econômicas.

Respeitando-se a legislação ambiental, os ativos florestais desempenham importante papel na conservação dos solos e dos recursos hídricos. Trata-se de fonte de renda segura, com linhas de crédito disponíveis, além de possibilitar opção para diversificação da produção rural.

Aprenda no Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos, que terá início em 25 de janeiro, como diversificar a fonte de renda de sua propriedade com atividade florestal de plantio de eucalipto, além de controlar erosões.

O curso abordará diversos temas como mercado para a madeira, planejamento florestal, processos silviculturais e análise econômica. Ou seja, os inscritos poderão aprender e discutir sobre assuntos relacionados desde a seleção do material a ser plantado até a colheita e comercialização, passando pelo planejamento e análise do empreendimento florestal e obtendo informações adequadas para o sucesso na produção de eucalipto.

Os instrutores do curso são dois profissionais experientes no setor florestal: Alexandre Barboza Leite, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), especializado em silvicultura e manejo de solos e sócio-diretor da Teca Consultoria e Empreendimentos Florestais, e Marcelo Lavras Trapé, engenheiro agrônomo (ESALQ/USP), com MBA em Agronegócio pela ESALQ/USP e sócio-diretor da Agro Consulting Ltda.

Para ver a programação completa do Curso Online Produção de Eucalipto: conceitos técnicos e econômicos, clique aqui.

This post was published on 16 de dezembro de 2011

Share

Recent Posts

Chegou a sua chance de mudar o jogo da fazenda

Se você quer… 📍 Ter uma fazenda com mais lucro, satisfação, reconhecimento com mais harmonia.… Read More

5 de março de 2021

Uruguai: INAC considera exportar para países do Sudeste Asiático

O Instituto Nacional de Carnes (INAC) do Uruguai está explorando a possibilidade de facilitar exportações… Read More

5 de março de 2021

Senador dos EUA proporá lei que impede importação de commodities associadas a desmatamento

Os Estados Unidos deverão discutir em breve um projeto de lei para impedir que o… Read More

5 de março de 2021

Votação na Suíça pode definir peso de exigências ambientais

Pela primeira vez os suíços vão votar sobre um acordo comercial. A consulta popular a… Read More

5 de março de 2021

Rastrear fornecedores indiretos de gado demanda ‘várias engrenagens’, diz membro do comitê de sustentabilidade da Marfrig

O rastreamento dos fornecedores indiretos de gado dos frigoríficos para zerar o desmatamento nessa parcela… Read More

5 de março de 2021

Nova cepa de peste suína africana na China preocupa analistas

Uma nova cepa do vírus causador da peste suína africana (ASF) identificada na China tem… Read More

5 de março de 2021