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Produção de carne: definição de foco e diagnóstico de pontos fracos e pontos fortes

Entender a fazenda apenas como um modelo fornecedor de matéria prima, desconectada dos outros momentos de transformação, não cabe mais. É imperativo adquirir a visão sistêmica de produção e comercialização, buscar eficácia, de forma a favorecer a relação custo/benefício e permanecer competitivo. Antes de realizar qualquer diagnóstico, o empresário rural deve ter claro alguns pontos como qual foco de sua propriedade, qual diferencial do produto, entre outros, para depois tomar decisões.

A globalização da economia, fenômeno que derruba fronteiras e define uma nova ordem para a gestão dos negócios em todos os segmentos, impõe ao agronegócio brasileiro uma revisão completa de suas práticas e conceitos.

Entender a fazenda apenas como um modelo fornecedor de matéria prima, desconectada dos outros momentos de transformação, não cabe mais. É imperativo adquirir a visão sistêmica de produção e comercialização, buscar eficácia, de forma a favorecer a relação custo/benefício e permanecer competitivo.

O produtor rural seja ele pequeno ou grande, conhecendo o seu lugar dentro da cadeia produtiva, será capaz de tomar decisões importantes para a viabilização do seu negócio, que estão relacionadas a: o que, quando, quanto e para quem produzir. Com este modelo, o gerente é o mercado e o dono é o consumidor.

Neste cenário ditado pela competição, aumento de produtividade, tecnologia auto-sustentável e achatamento das margens, velhos paradigmas começam a desaparecer. Não obstante, é evidente que o equilíbrio do sistema, ou melhor, a sua competitividade de longo prazo, depende muito da estabilidade das políticas macroeconômicas do governo (inflação, impostos, juros, câmbio).

O desafio da eficiência está lançado.

Definição do foco

Antes de realizar o diagnóstico o empresário rural deve ter claro alguns pontos como, por exemplo:

– Qual o foco de sua propriedade: Cria, recria, terminação ou ciclo completo, pois deve-se definir o foco para se buscar o resultado
– Qual o diferencial que seu produto oferecerá aos seus clientes, superior a concorrência, como por exemplo, peso de carcaça, rendimento de carcaça, gordura de cobertura, entre outros
– Em qual(is) processo(s), precisa ser muito bom por isso é muito importante a definição de processos e a visualização dos mesmos para que se tenha bem claro em qual ou quais os processos deveremos agir
– Que recursos diferenciados precisa ter para sustentar esta situação vantajosa.

Após responder este questionamento o empresário deve iniciar diagnóstico. Se o produtor não souber o que quer não conseguirá definir os resultados que almeja.

Passos a se seguir para a execução do diagnóstico

Deve-se definir um dia onde todos os colaboradores possam estar presentes e deve-se expor com detalhes o objetivo do mesmo. Assim pode-se iniciar com uma ferramenta muito importante na realização do Diagnóstico que é o Brainstorming.

Brainstorming é o procedimento utilizado para auxiliar um grupo a criar o máximo de ideias no menor tempo possível. Consiste em uma técnica grupal de pensamento divergente para produção de uma grande quantidade de ideias; expondo ao máximo nossa inteligência, desbloqueando dessa forma, hábitos e atitudes inibidoras de um raciocínio criativo.

Cabe cada empresa escolher a forma que melhor se adapta em sua organização.

Após a realização do brainstorming deve-se transcrever os dados técnicos, isto é, transformar a informação em conhecimento, para analise atual e para acompanhar a evolução da propriedade.

Deve-ser anotar todas as informações pertinentes a propriedade como por exemplo tamanho total da propriedade, superfície pastoril, sistema de produção, os índices técnicos (% prenhez, idade de entoure, idade abate), bem como manejo nutricional, manejo sanitário, manejo reprodutivo e quais os controles gerenciais.

Depois de anotado, o técnico e/ou o produtor poderão realizar a visita a campo.

De posse da planilha de anotações o técnico e/ou produtor realizam a visita em toda a propriedade com o objetivo de avaliar, condição corporal do rebanho, manejo forrageiro, manejo sanitário, disponibilidade forrageira, mão de obra, benfeitorias, entre outros.

Após essa avaliação e anotações, a visualização dos pontos fortes e pontos de melhoria da propriedade ficam mais fáceis de serrem visualizados.

Levantamento dos processos críticos

Após a definição dos processos da propriedade é necessário definir os resultados desejáveis.

Exemplo: Propriedade de ciclo completo com venda de novilhos, vacas de invernar e reprodutores, que visa melhorar a taxa de natalidade, ganho de peso, condição corporal e desfrute. A partir deste deve-se proceder da seguinte forma:

– estabelecer o grau de importância para cada um dos resultados como por exemplo condição corporal 40%, Ganho de peso 30%, taxa de natalidade 20% e desfrute 10%, totalizando 100 pontos.

– após marcar todo o processo crítico que interfere no resultado, fazer o somatório dos processos que ao mesmo tempo são críticos e problema.

Definição de prioridades

Com a definição e o estabelecimento dos pontos críticos deve-se avaliar quais os pontos a atuar. Para isso é necessário definir o grau de importância dos resultados esperados como falado anteriormente, e assim realizar o somatório dos mesmos, pois serão computados somente os processos críticos e não os processos que interferem no resultado.

Conclusão do diagnóstico

Com o levantamento de dados, a visita a campo e a definição dos pontos críticos, há condições de concluir o diagnóstico. Este é o laudo que ficará com o produtor. Os pontos a manter são os pontos fortes da propriedade, os pontos fracos são os pontos de melhorias.

A prioridade é definida pela análise dos processos críticos e os 2 principais são os processos que serão trabalhados primeiramente na propriedade. E nunca esquecendo que o diagnóstico de uma empresa deve ser iniciado pela análise da estratégia do negócio.

O empreendedor deve ter claro:
Em que nicho de mercado quer buscar o seu resultado;
Que pacote de valor oferecerá a seus clientes, superior à sua concorrência;
Em que processos ele precisa ser muito bom.

Este conteúdo faz parte do módulo 2 do Curso Online AgriPoint, Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne, que tem como instrutores Felimar Marcon (engenheiro agrônomo e sócio gerente da Assessoria Agropecuária Marcon), Gustavo Móglia Dutra (M.Sc. em produção vegetal, engenheiro agrônomo e sócio da Assessoria Agropecuária Marcon) e Cristiano da Silveira Moreira (analista de sistemas com pós-graduação em Gestão Empresarial e sócio da Assessoria Agropecuária Marcon).

Neste curso você aprenderá como identificar as oportunidades que o mercado sinaliza e como se posicionar frente a elas; conhecerá as habilidades importantes para perpetuar no mercado; será capaz de realizar um diagnóstico, para delinear um plano de ação com objetivos claros e específicos; definirá os processos da sua propriedade com foco na satisfação do cliente; e aprenderá quais ferramentas de gestão são indispensáveis para o sucesso da atividade.

Para saber mais sobre esse assunto e as particularidades do Gerenciamento Aplicado em Fazendas Produtoras de Carne, participe do curso que terá início no dia 02 de agosto.

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