Mercado Físico da Vaca – 10/02/10
10 de fevereiro de 2010
Mercados Futuros – 11/02/10
12 de fevereiro de 2010

Produção de carne bovina da Austrália recuou em 2009

A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália declinou em 2009, à medida que a contração nos abates de bovinos adultos no outono e na primavera, em grande parte influenciada pelas condições sazonais e condições ruins de cria nos anos anteriores, reduziu os abates totais de adultos no ano. A produção de carne bovina e de vitelo em 2009 totalizou 2,13 milhões de toneladas - 1,5% a menos do que no ano anterior, enquanto os abates de bovinos adultos caíram em 2,6%, para 7,75 milhões de cabeças, segundo dados do Australian Bureau of Statistics.

A produção de carne bovina e de vitelo da Austrália declinou em 2009, à medida que a contração nos abates de bovinos adultos no outono e na primavera, em grande parte influenciada pelas condições sazonais e condições ruins de cria nos anos anteriores, reduziu os abates totais de adultos no ano. A produção de carne bovina e de vitelo em 2009 totalizou 2,13 milhões de toneladas – 1,5% a menos do que no ano anterior, enquanto os abates de bovinos adultos caíram em 2,6%, para 7,75 milhões de cabeças, segundo dados do Australian Bureau of Statistics.

Os abates de fêmeas adultas em 2009 declinaram em 1,4% com relação ao ano anterior, para 3,8 milhões de cabeças, apesar de um aumento de 9% nacionalmente durante o primeiro trimestre do ano. Os maiores abates de fêmeas entre janeiro e março foram em grande parte devido ao aumento dos abates em Victoria, especialmente de bovinos leiteiros. Entretanto, os abates de fêmeas se contraíram significantemente na primavera, devido às melhores condições sazonais e menores números nos rebanhos no sul da Austrália, com os números em Victoria caindo em 25% com relação ao ano anterior.

Refletindo a menor disponibilidade na oferta de machos nas principais regiões produtoras de carne bovina em 2009, principalmente devido à seca, inundações e estação de cria anterior ruim, os abates de machos adultos declinaram em 3,7% com relação ao ano anterior, para 3,94 milhões de cabeças – o segundo menor total anual da última década. Os abates de machos em Queensland declinaram em 2,3% no ano passado, para 2,13 milhões de cabeças – representando 54% do total nacional.

Refletindo a queda com relação ao ano anterior nos abates nacionais de bezerros entre abril e novembro, os abates totais de bezerros em 2009 declinaram em 4%, para 781.000 cabeças, com as quedas em New South Wales e Victoria compensando os aumentos nos demais estados.

Entretanto, o declínio anual nos abates foi parcialmente compensado por um aumento nos pesos médios, que aumentaram em 0,8% com relação ao ano anterior, para 270,4 quilos por cabeça.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress