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Procure essas características em futuros líderes – Por Harvey Mackay

Não me importo se você é o CEO de uma empresa da Fortune 500, um pequeno empresário, gerente ou supervisor; você é tão bom quanto as pessoas ao seu redor. Em outras palavras, é importante estar rodeado de pessoas orientadas para o sucesso.

Ao contratar, sempre tente escolher futuros líderes. Eles podem não ser fáceis de reconhecer, mas são cruciais para uma organização que quer ser inovadora e intrapreneurial [com funcionários que pensam e se comportam como donos].

Aqui está uma lista de fatores que podem ajudá-lo a identificar e desenvolver potenciais líderes em sua equipe:

Colaboração. Procure funcionários que se comuniquem bem, deleguem efetivamente e criem fortes relacionamentos pessoais com seus colegas de trabalho, gerentes e clientes. Eles estão comprometidos com seu próprio sucesso pessoal, é claro, mas também se dedicam a ajudar outras pessoas.

Autodeterminação. Funcionários “intrapreneurial” valorizam sua liberdade e autonomia. Eles gostam de ser seu próprio chefe, tanto quanto possível, desde que estejam fazendo algo que eles gostem. Permita que os funcionários tomem suas próprias decisões, desde que estejam se movendo firmemente em direção aos objetivos de sua organização.

Capacidade de planejamento. Você quer funcionários que olhem além das tarefas atuais, que podem se concentrar no longo prazo, bem como no curto prazo. Eles são bons em estratégias e em ponderar opções, e em tomar decisões que minimizem o risco e maximizem as oportunidades.

Curiosidade. A maioria das ideias excelentes começam com perguntas simples: “E se eu fizesse isso? Por que isso acontece?” Ouça as perguntas dos funcionários para detectar aqueles que estão interessados em resolver problemas e aprender mais sobre como as coisas funcionam.

Conforto com a tecnologia. Todo bom líder ou potencial líder sabe usar as ferramentas que podem significar sucesso ou falha. Ele ou ela não tem medo de usar o que quer que esteja disponível – desde que funcione.

Voltados para a ação. Concentre-se em funcionários que tomam a iniciativa sem esperar até que as condições sejam perfeitas. Eles gostam de tentar as coisas rapidamente, experimentam e depois seguem para o próximo desafio. Também não são desencorajados por contratempos.

Essas são características que os funcionários trazem para o trabalho. Agora cabe a você ajudá-los a desenvolver as habilidades que os permitirão usar essas características de forma mais eficaz.

Em primeiro lugar, você precisa ser um modelo a seguir. As pessoas aprenderão muito mais com suas ações do que com qualquer coisa que você diga. Se você quer ser um gestor eficaz, deve estar confortável sabendo que seus funcionários podem ser mais inteligentes, mais experientes em tecnologia ou ter novas maneiras de fazer negócios.

Tente lembrar o inicio de sua carreira e o que você fazia para provar a si mesmo. Dê-lhes espaço suficiente para desenvolver seu próprio estilo, mas esteja pronto para oferecer uma orientação quando necessário.

Ensine a importância da rede. Aprender a fazer contatos é uma habilidade necessária para todo líder. Destaque a importância das redes internas e externas. Eu sempre digo, “Se eu tivesse que nomear a única característica compartilhada por todas as pessoas verdadeiramente bem-sucedidas que conheci durante toda a vida, diria que é a capacidade de criar e nutrir uma rede de contatos.”

Compartilhe o valor da perspectiva. Manter uma estrutura uniforme nos bons e maus momentos evita a tentação de tirar conclusões precipitadas quando surge um desafio, ou inversamente, quando você teve o maior sucesso de sua carreira. As emoções têm um lugar, mas não nas decisões de negócios. Como gosto de dizer: “Tome decisões com seu coração e você acabará com doenças cardíacas”.

Insista no respeito: para autoridade, para colegas de trabalho e para si próprio. Os bons líderes tratam pessoas como pessoas, e não como propriedade. Líderes bem-sucedidos não se curvarão para fazer ações que vão contra seus princípios apenas para ganhar dinheiro. Os bons líderes têm padrões que não podem ser comprometidos porque isso destrói sua autoestima.

Lembre-os constantemente: o creme não sobe para o topo; isso funciona bem. Não há substituto para o trabalho duro. Quando os funcionários veem você trabalhar mais do que eles, você está reforçando que uma ética de trabalho dedicada é uma característica necessária de um bom líder.

Instile confiança. Dê crédito onde é devido. Incentive os funcionários a se encarregar de projetos que lhes permitam assumir os riscos adequados e assumir a responsabilidade pelos resultados.

Certifique-se de que eles compreendem a responsabilidade. Como escreve Max De Pree, “a primeira responsabilidade de um líder é definir a realidade. A última é dizer obrigado. Entre os dois, o líder deve se tornar um servo e um devedor … Um amigo meu caracterizou os líderes simplesmente assim: “Os líderes não infligem dor; eles sofrem.”

Por Harvey Mackay, fundador e presidente da MackayMitchell Envelope Company e autor de diversos livros best sellers, entre eles, Swim With The Sharks Without Being Eaten Alive e Beware the Naked Man Who Offers You His Shirt.

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