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Primeiros embarques de carne uruguaia chegaram ao Japão

Os primeiros embarques de carne e hambúrgueres do Uruguai já estão em solo japonês e passaram com sucesso por todos os controles e exigências impostos pelo Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas do Japão.

Após 19 anos de negociações sanitárias, o Uruguai conseguiu retomar as exportações de carne bovina para aquele destino a partir de 7 de fevereiro, e desta vez possibilitou cortes de desosados e maturados, quando até 2000 – antes de seu fechamento – eram enviados carne com osso e até algumas miúdos, como línguas bovinas.

O primeiro avião saiu com 4.091 quilos de carne de três frigoríficos: BPU (do grupo Nipponham), Pando e Las Piedras. Posteriormente, os Grupos Minerva e Marfrig, em conjunto com o Frigorífico “San Jacinto”, realizaram outro embarque aéreo. Neste caso, o Frigorífico Tacuarembó/Marfrig completou a colocação das primeiras 21,5 toneladas de hambúrgueres, um produto fundamental. É que o Japão é um consumidor forte de hambúrguer.

Até o início da semana, 5.708 quilos de carne fresca foram para o Japão por US $ 38.332, dos quais 2.765 quilos foram resfriados. Até o momento existem cinco exportadores: Ontilcor, Carrasco, BPU, Tacuarembó e Las Piedras, segundo Faxcarne. As 21,5 toneladas de hambúrguer geraram US $ 446,5 mil.

Os primeiros exportadores e outros frigoríficos buscarão melhorar o fluxo comercial com os importadores japoneses na feira Foodex Japan, que ocorrerá de 5 a 8 de março.

O Instituto Nacional da Carne (INAC) estará presente com um estande de 90 metros quadrados que mostrará a cultura do Uruguai, a qualidade e a segurança alimentar de suas carnes e abrigará as empresas exportadoras.

A Foodex é uma das maiores feiras de alimentos e bebidas na Ásia e é realizada todos os anos desde 1976. Tem o apoio do Ministério da Agricultura, Florestas e Pescas) e JETRO (Japan Foreign Trade Organization).

Durante os 4 dias da exposição, espera-se que cerca de 82.000 compradores de empresas de food service, distribuição e marketing participem.

O retorno da carne uruguaia ao mercado japonês permite que 14 lojas frigoríficas uruguaias e 6 comerciantes e brockers acessem pela primeira vez, após 19 anos, o acordo direto com os clientes, oferecendo cortes de carnes resfriadas e congeladas.

As empresas devem estar sondando o mercado e procurando nichos onde possam competir melhor com seus produtos, porque a tarifa é bastante alta. Mesmo assim, como em outros mercados, as empresas uruguaias competirão com as da Austrália e dos Estados Unidos, buscando se diferenciar de atributos como a produção de carne a pasto, livre de hormônios e anabólicos. Há também espaço para carne bovina terminada com grãos.

Fonte: El País Digital, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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