Confinamento pode ser saída para pecuária nacional crescer
9 de setembro de 2011
Mendes Ribeiro: CONAB será tratada como uma secretaria
9 de setembro de 2011

Presidente da BRF atribui embargo à ´burocracia russa´

O presidente da BRF Brasil Foods, José Antônio do Prado Fay, que ontem se reuniu com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, afirmou que o impasse em torno do embargo da Rússia às carnes brasileiras se deve à "burocracia do serviço sanitário russo". Na opinião do dirigente, as restrições se devem a questões que estão fora do negócio, com a barganha da Rússia em busca de apoio para ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele afirmou que audiência de hoje foi apenas para dar as boas vindas ao ministro.

O presidente da BRF Brasil Foods, José Antônio do Prado Fay, que ontem se reuniu com o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro Filho, afirmou que o impasse em torno do embargo da Rússia às carnes brasileiras se deve à “burocracia do serviço sanitário russo”. Na opinião do dirigente, as restrições se devem a questões que estão fora do negócio, com a barganha da Rússia em busca de apoio para ingressar na Organização Mundial do Comércio (OMC). Ele afirmou que audiência de hoje foi apenas para dar as boas vindas ao ministro.

Fay se mostrou cético em relação à ida de mais uma missão oficial à Rússia, possibilidade aventada na última terça-feira por Mendes Ribeiro. Ele lembrou que há três meses, logo após o anúncio do embargo, o vice-presidente Michel Temer liderou uma missão oficial e mesmo assim os entraves continuam. “Temos que dar tempo ao tempo, pois é assim que as coisas funcionam com a Rússia”, disse Fay. Ele disse que deste o início do embargo já esperava que a questão não seria resolvida em menos de seis meses. Embora acredite que os problemas serão solucionados ainda neste ano, Fay lembrou que, durante o inverno russo, os portos fecham por causa do congelamento.

Ele disse que a BRF já tomou medidas de negócios, redirecionando suas exportações, para “passar um período sem a Rússia”. Segundo ele, existem oportunidades, como a possibilidade de abertura do mercado japonês para as exportações de carne suína de Santa Catarina. No final do mês passado, uma missão de veterinários japoneses realizou auditorias em frigoríficos, granjas e instalações da defesa agropecuária.

A reportagem é do portal G1, resumida pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. Bruno Cezar disse:

    O negócio do embargo está totalmente ligado aquestão política da entrada da RÙSSIA na OMC, prejudicando toda uma cadeia de carne do nosso país.

plugins premium WordPress