Preço do boi deve se acomodar no 2º semestre, mas 2015 será rentável para o pecuarista
17 de junho de 2015
Atacado –16-06-2015
17 de junho de 2015

Presidente da Agroceres diz que carne bovina será artigo de luxo

Os preços recordes da carne bovina no mercado atacadista estão levando o consumidor a buscar proteínas mais baratas, como frango e suínos, e esse movimento deve se intensificar nos próximos meses, disse nesta terça, dia 16, o presidente do Grupo Agroceres, Fernando Pereira, no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, realizado pela BM&FBovespa em São Paulo.

Pereira justifica que o brasileiro ainda paga “barato” pela carne bovina comparando com outros países, mas que esse cenário mudará. “Será um processo de transição gradativa, mas cada vez mais a carne bovina será ‘artigo de luxo’.”

Com o efeito substituição, Pereira estima que a cadeia produtiva do frango seja a mais beneficiada. No entanto, ele pondera que o aumento do consumo é limitado. “Consumimos em torno de 45 quilos per capita ao ano. Já ultrapassamos o consumo per capita de carne bovina, então até onde isso poderia ir?”.

Pereira disse que os preços mais baixos dos grãos, a desvalorização do real e questões sanitárias, como a gripe aviária nos Estados Unidos, favorecem a produção brasileira de aves e suínos. Ele disse que o câmbio é fator importante de incentivo à produção, considerando que 15% da carne suína produzida no Brasil e quase 30% da carne de aves se destinam ao mercado externo. Pereira estima que a produção de suínos no Brasil deve crescer em torno de 2% este ano, devido principalmente a ganhos de produtividade. Ele também prevê expansão marginal nos plantéis.

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress