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Preocupações com meio ambiente têm reflexo no consumo, diz pesquisa global

Os consumidores estão mais preocupados com problemas ambientais e seus reflexos na saúde das pessoas. E essas preocupações se refletem na compra de alimentos e bebidas. Essas são algumas conclusões de um estudo global sobre hábitos de consumo realizado pela Tetra Pak.

A Tetra Pak ouviu 7,5 mil consumidores de 15 países. No Brasil, foram ouvidas 500 pessoas.

De acordo com a pesquisa, 60% dos brasileiros entrevistados estão preocupados com questões ambientais, contra 63% dos entrevistados no mundo. Questões econômicas e de saúde foram citadas por 51% dos brasileiros. No mundo, 46% disseram estar preocupados com saúde e, 40%, com questões econômicas. As notícias falsas (‘fake news’) também foram citadas por 34% dos brasileiros, ante 33% nos países analisados.

Entre os temas ambientais que mais preocupam os consumidores no Brasil estão aquecimento global (citado por 62%), poluição da atmosfera (54%), poluição marinha (41%), tratamento de resíduos (41%), água potável de baixa qualidade (25%), excesso de embalagens (16%).

Em relação à saúde, os temas que mais preocupam os brasileiros são depressão e ansiedade (40%), saúde do coração (38%), estresse (36%), câncer (32%) e diabetes (25%).

Impactos na saúde

No país, 67% dos consumidores acreditam que os problemas ambientais vão continuar crescendo e 54% acreditam esses problemas vão gerar impactos na saúde. “Vemos que os consumidores que se preocupam com o meio ambiente são também pessoas que conectam ambiente com saúde”, afirma Gisele Gurgel, diretora global de informações de negócios da Tetra Pak.

Essa preocupação com os impactos ambientais sobre a saúde interfere diretamente nas decisões de consumo dos brasileiros. De acordo com a pesquisa, 63% dos brasileiros dizem estar dispostos a sacrificar a conveniência para consumir produtos mais saudáveis e 60% estão dispostos a pagar mais por produtos saudáveis.

Em relação aos produtos que os brasileiros consideram opções mais saudáveis e também produtos com menos impacto negativo para o ambiente estão suco de fruta integral (citado por 72% dos consumidores), leite (42%), água (40%), bebidas à base de chá (33%), água de coco (33%), bebidas de aveia (33%), queijo (29%) e iogurte (29%).

De acordo com a pesquisa, para 54% dos brasileiros, ingredientes naturais são um atrativo para consumo de alimentos e bebidas. A embalagem reciclável foi citada por 40% da amostra e embalagem reutilizável foi citada por 37%. Ingredientes orgânicos e sem aditivos químicos foram citados por 36% dos consumidores.

Fonte: Valor Econômico.

This post was published on 7 de novembro de 2019

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Equipe BeefPoint

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