Bloqueios de estradas já causam prejuízo bilionário
2 de março de 2015
Polícia Rodoviária Federal vai multar quem não cumprir os desbloqueios
2 de março de 2015

Prejuízo com falta de abate de bovinos pode ser de R$ 2,5 milhões/dia em MT

Com a continuidade do protesto dos caminhoneiros na quinta-feira (26) que bloqueou rodovias em Mato Grosso pelo 9º dia, as 30 unidades de frigoríficos de bovinos com Serviço de Inspeção Federal (SIF) do Estado podem paralisar suas atividades nesta semana, conforme o Sindicato das Indústrias Frigoríficas de Mato Grosso (Sindifrigo-MT). As paralisações causam um prejuízo estimado de R$ 2,5 milhões por dia, segundo o sindicato.

Hoje no Estado, de acordo com informações da Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária de Abastecimento no Estado de Mato Grosso (SFA), estão paradas as unidades de abate de dois frigoríficos do mesmo grupo em Alta Floresta e Matupá e mais cinco unidades do grupo estão sinalizando paralisação das atividades. Além disso, um frigorífico de Paranatinga pode declarar férias coletivas aos funcionários a partir da semana que vem.

As carretas conseguiram chegar em outros estados para entregar a carga, mas não estão conseguindo retornar aos frigoríficos por estarem vazias.

Algumas das carretas estão há quatro dias paradas em bloqueios. “O maior problema é a carne com osso, que tem duração de até 10 dias. Normalmente, uma carreta leva quatro dias para chegar a São Paulo e, com os bloqueios, não há expectativa de chegada. Se, além desses quatro dias, ficar mais três dias na barreira, já vai chegar quase no prazo de vencimento para o consumo”, explica Pedro Bellicanta, representante de um frigorífico com unidades em Sinop, Nova Canaã e Matupá.

A carne desossada, que é embalada a vácuo, tem uma validade maior, de 60 dias. “Se não escoar a carne com osso, não consigo abater mais gado, pois vai faltar espaço para armazenagem das carnes”.

Mesmo com a diminuição dos abates, Bellicanta comenta que há gado disponível para compra nas propriedades e que os contratos firmados anteriormente estão sendo cumpridos, mas a empresa optou por deixar de comprar animais no momento.

Fonte: www.conews.com.br, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress