RS: ociosidade de frigoríficos cai de 50 para 40%
16 de fevereiro de 2007
Primeiro vencimento na BM&F fecha acima do indicador
22 de fevereiro de 2007

Preços de grãos seguem em alta

Uma grande preocupação de pecuaristas em 2007 é referente aos custos com a alimentação do rebanho. Isso porque desde o final do ano passado observa-se uma tendência de alta para os preços de milho e soja, principalmente.

Uma grande preocupação de pecuaristas em 2007 é referente aos custos com a alimentação do rebanho. Isso porque desde o final do ano passado observa-se uma tendência de alta para os preços de milho e soja, principalmente.

No caso do milho, o valor obtido no atacado de São Paulo bateu recorde. A saca de sessenta quilos obteve o maior preço desde fevereiro de 2003, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em relação a janeiro de 2006 o preço do milho esteve 36,5% superior, e 39,7% mais caro se comparado a janeiro de 2005. Em janeiro de 2007, o preço do milho foi cotado a R$ 24,17/saca no atacado em SP pela Conab.

Segundo a Síntese Agropecuária da BM&F, os valores do milho no Sul e em parte do Sudoeste se mantêm em alta devido à demanda internacional aquecida, em que os preços internos praticados seguem balizados pelos preços de exportação.

De acordo com a projeção feita pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos), a produção mundial desta safra deve ter uma queda de 0,46%, enquanto o consumo mundial deverá ter acréscimo de 3,89% comparado ao mesmo período do ano passado, impulsionado principalmente pela produção de etanol de milho nos Estados Unidos.

Gráfico 1. Preços de milho em grão (R$/saca de 60 quilos) no atacado de São Paulo


A BM&F divulgou também que em janeiro as negociações de mercado futuro bateram recordes, tanto do milho quanto da soja.

No caso da soja em grão no atacado de São Paulo, o aumento de preços foi mais modesto. Segundo dados da Conab, em janeiro houve um acréscimo de 12,3% em relação ao mesmo mês do ano anterior. Já o preço farelo de soja obteve um aumento de 5,2% no mesmo período no Paraná. Porém, se comparado a agosto do ano passado, o farelo de soja esteve 21,2% acima e o grão 22,8% mais caro em janeiro.

Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. Fabio Lessi Coghi disse:

    Como vou tratar meu gado de leite na seca, com o preço do milho nas alturas e o preço do leite no fundo do poço.

plugins premium WordPress