Auditoria em julho para certificar Amapá livre da febre aftosa
26 de março de 2015
Kátia Abreu: em estudo proposta para terceirização da inspeção
26 de março de 2015

Preço do boi brasileiro atinge maior valor da história

Durante palestra do consultor de mercado, Rodrigo Albuquerque, em evento, realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg) na última quinta-feira, os produtores souberam de um dado histórico: no dia 19 de março, o preço do boi brasileiro atingiu o maior valor já registrado até então.

Albuquerque, que já percorreu sete municípios goianos apresentando a palestra “Cenário econômico e perspectivas para a pecuária de corte”, afirmou aos produtores que, como pode ser notado pela alta do preço da arroba, o ano de 2015 será de altos retornos, mas também de altos riscos.

“Hoje, o preço da arroba do boi é de R$ 146,22. Nunca antes o boi alcançou esse preço. O cenário, agora, é de firmeza, que pode ser externada através dessa alta da arroba e da resistência contra a queda de preços, mas o conjunto clima, política e economia irá exercer cada vez mais pressão na demanda do mercado interno por carne”.

Para o consultor, apesar da alta dos preços, é preciso atenção ao consumo interno da carne brasileira, responsável por 80% da compra do que é produzido no País. “Num momento de arrocho, a dona de casa substitui a carne bovina por carne de frango, que há mais de um ano tem custado, em média, 50% menos que a carne bovina”, explicou. Por isso, ele considerou que a alta do dólar, que empurra os preços para cima, pode também impactar negativamente na atividade, uma vez que reflete no aumento da inflação e na consequente queda de poder de compra do consumidor brasileiro.

O consultor afirmou ainda que o elo da cadeia produtiva da carne que está em melhor situação, no momento, é a cria de bovinos. Ele explicou que o mercado de bezerros está buscando um novo equilíbrio e o bezerro não é mais um subproduto da cadeia, mas sim um animal geneticamente superior que tem o preço cada vez mais valorizado.

Fonte: http://www.dm.com.br, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Gileno Alves soares disse:

    Sou Pecuarista em MG, e quero está sempre antenado no Mercado!

plugins premium WordPress