CEPEA: Valor da arroba segue acima dos R$ 200; preço do bezerro em SP é recorde real
6 de março de 2020
Senadores dos EUA questionam fim do veto à carne bovina brasileira
6 de março de 2020

Preço da carne em janeiro reduziu avanço do IPP, aponta IBGE

Com frigoríficos reduzindo preços das carnes neste início de 2020, os alimentos foram os principais responsáveis pela desaceleração da alta do Índice de Preço ao Produtor (IPP) de 0,65% em dezembro de 2019 para 0,32% no primeiro mês deste ano.

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira mostram que as carnes (bovina, suína e frangos, frescas ou processadas) tiveram redução de 7,09% nos preços em janeiro na porta dos frigoríficos, sem frete e impostos.

“A queda de janeiro devolve apenas parte da alta de 19% nos preços da atividade de abate e fabricação de produtos de carne ocorrida de agosto a dezembro do ano passado”, disse Manuel Campos, gerente do IPP.

Com o resultado, os preços dos alimentos registraram baixa de 2,01% nos preços em janeiro, após subirem 2,41% em dezembro passado, de acordo com dados da pesquisa.

O choque dos preços das carnes ocorreu com o aumento da importação de proteínas pela China, após uma peste ter reduzido o plantel de suínos no país. Outros índices de inflação sugerem que os preços dos produtos seguiram em queda em fevereiro.

Apesar de ter desacelerado em janeiro, o IPP registrou um mês de inflação disseminada. Um dos motivos é o câmbio, com o dólar 0,97% mais caro no mês, o que influencia o encarecimento de bens de capital, aviões e outros itens.

Fonte: Valor Econômico.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress