Australianos recomendam que sistema de classificação de carne bovina se torne global
24 de agosto de 2015
Expedição projeta colheita de soja nos EUA em 106 milhões de toneladas
24 de agosto de 2015

Preço da carne bovina no varejo é mais que o dobro dos valores pagos ao produtor e ao atacado no MT

Os preços reais da carne bovina no varejo são, em média, duas vezes maiores que os preços pagos ao produtor e no atacado de Mato Grosso. Enquanto a diferença entre o preço pago ao produtor (R$ 6,71 o quilo) e o atacado (R$ 6,97 o quilo) chegou a quase 4% entre janeiro e maio deste ano, a diferença entre os valores cobrados no atacado e varejo (R$ 14,91 o quilo) passou de 113%.

Dados encomendados pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) ao Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) mostram que as diferenças entre os três elos da cadeia produtiva da carne é bem perceptível, principalmente dos valores relacionados ao varejo. Essa diferença cresceu ao longo dos anos. Para se ter uma ideia, entre os anos de 2005 a 2010 a diferença entre o preço praticado no varejo e no atacado era de 95%. A partir de 2010 esse percentual aumentou para 130,8%.

O superintendente da Acrimat, Olmir Cividini, alerta para o movimento de concentração no varejo, que tem exercido forte poder de mercado. Segundo ele, o cenário é preocupante e ameaça a rentabilidade dos produtores.

Ele destaca a importância de Mato Grosso diante da produção nacional de carne bovina. O Estado é o maior produtor brasileiro, tendo produzido e 2014 um total de 1,32 milhão de toneladas, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Cerca de 80% dessa produção fica no mercado interno, o restante é destinado ao consumo no exterior.

Fonte: MT Agora, adaptada pela Equipe BeefPoint.

1 Comment

  1. Renata Erler disse:

    Parabéns pelo artigo. O que tem que ficar bem entendido é que todos são “elos” da cadeia. Se por um lado a pressão do varejo enfraquece o produtor, por outro vai faltar o produto de qualidade que o varejo deseja. Os elos devem se entender e fortalecer para que a atividade prospere.

plugins premium WordPress