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Preço da carne bovina no Brasil sobe mais do que a inflação

O Brasil tem mais de um boi para cada brasileiro. É um recorde e um bom negócio para quem vende. Porque na mesa do consumidor a carne, apesar disso, sobe mais que a inflação.

Pecuarista em São José do Rio Preto há mais de 40 anos, Laércio está feliz da vida. Diz que no começo do ano vendeu bois por R$ 100 a arroba. Agora, fatura R$ 125. “Os frigoríficos ligam para mim atrás de boi gordo. Um, dois, três frigoríficos querendo boi gordo. Infelizmente, eu não tenho para tantos frigoríficos desse jeito”, diz Laércio Sparapani, pecuarista.

O Brasil está exportando muita carne. No primeiro semestre do ano, o faturamento com a venda de bois vivos para outros países aumentou 33,7%. Com a carne bovina, subiu 15,5%.
Se os produtores comemoram, o consumidor brasileiro não tem muito motivo para festejar. De janeiro a maio deste ano, o preço médio das carnes no Brasil subiu quase 8%. Mais que o dobro da inflação no período. “É muito caro. Está um absurdo”, reclama dona de casa.
“Procuro comprar também sempre na promoção”, diz consumidor.
O economista Carlos Eduardo de Freitas diz que não dá para prever quando exatamente o preço da carne vai cair por aqui já que este é um produto internacional. “O preço aqui dentro segue o preço lá fora. Então o preço sobe lá fora e aqui dentro, aí o investimento no setor aumenta, e mais para frente esse preço vai cair aqui também, porque a produtividade vai aumentar. É assim que funciona uma economia capitalista”, explica Carlos Eduardo de Freitas, economista.
Enquanto a gente espera uma queda no preço da carne, o governo continua contando com a valorização desses produtos e de outros como grãos e petróleo, no mercado internacional. Eles foram responsáveis por mais da metade das exportações brasileiras no primeiro semestre deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.
E até a seca em algumas regiões influencia no preço, porque prejudica o pasto, por exemplo. Economistas não têm uma previsão de quando o preço da carne irá cair para o consumidor brasileiro.

Fonte: G1, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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