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Precisamos focar em gestão para podermos medir os impactos das inovações no sistema – Eduardo Castilho – Palestrante BeefSummit Sul

No dia 4 de abril, será realizado o BeefSummit Sul, em Porto Alegre/RS. O evento será organizado pelo BeefPoint, em parceria com a Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

No dia do evento, o BeefPoint irá homenagear as pessoas que fazem a diferença e têm paixão pela pecuária de corte no Sul do Brasil com o Prêmio BeefPoint Edição Sul. Há vários finalistas, em 13 categorias diferentes.

Conheça Eduardo Madeira Castilho, finalista na categoria Consultor – Profissional de Campo e um dos palestrantes do BeefSummit Sul.

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Eduardo Madeira Castilho é médico veterinário formado pela UFPEL e administrador de empresas rurais pela Urcamp. Foi consultor em 15 fazendas na metade sul do Rio Grande do Sul nas áreas de gestão, processos de produção e reprodução animal assistida.

Também coordenou o curso técnico em agronegócio da Qwerty Escola de Educação Profissional e foi professor das disciplinas de Gestão de Custos e Gestão de Processos e Marketing. Ministrou cursos de inseminação artificial, ginecologia e ultrassonografia e gestão no agronegócio.

Nos últimos 3 anos gerenciou a pecuária de corte da Granjas 4 Irmãos, fazenda de 24.000 hectares que atua na produção de arroz, soja, carne e leite.

Hoje é sócio-consultor da Lance Agronegócio onde desenvolve projetos de integração lavoura-pecuária e intensificação de sistemas pecuários, além de ser professor da disciplina de Marketing no Agronegócio na Qwerty Escola de Educação Profissional.

O tema de sua palestra no BeefSummit Sul é  “Como a integração lavoura-pecuária vai aumentar a rentabilidade e eficiência da pecuária de corte gaúcho – estudo de caso real”?

BeefPoint: O que você implementou de diferente no trabalho consultor/ profissional de campo no Sul do Brasil, que levou você a ser um dos finalistas do Prêmio BeefPoint Edição Sul 2014?

Eduardo Castilho: Acredito que a criação de projetos como o Integrari tenham contribuído para alcançar esta indicação. O objetivo deste projeto é de estudar, analisar e difundir tecnologias utilizadas em sistemas agropecuários com integração lavoura-pecuária (ILP) e sistemas pecuários intensivos, culminando com a maximização da produtividade e da rentabilidade da atividade em clima temperado.

BeefPoint: O que vem te trazendo mais resultados?

Eduardo Castilho: Sempre acreditei que o mais importante é enxergar o negócio como um todo. No começo da carreira utilizei a reprodução animal como porta de entrada nas fazendas, sempre ressaltando com os produtores o impacto destas ações no sistema pecuário.

Com o andamento dos trabalhos houve demanda por parte dos produtores nas áreas de gestão de custos e processos para auxiliar na tomada de decisão.

Nos últimos anos notei, quando estive mais presente na operação, que precisava de uma visão mais holística, pois com o surgimento de novos negócios, tornou-se fundamental a interação da pecuária com as demais atividades dentro de cada propriedade, ao invés de avalia-la isoladamente.

Hoje, na Lance desenvolvemos projetos que avaliam a propriedade e suas atividades em conjunto, trabalhando com a integração lavoura-pecuária e a intensificação da pecuária.

BeefPoint: Todos sabemos que aprendemos mais com nossos erros. O que fez e deu errado? Você poderia nos contar?

Eduardo Castilho: Acredito que na vida, tanto profissional quanto pessoal, passamos por distintos ciclos, os quais têm início, meio e fim. Desse modo, são experiências como estas que nos fazem evoluir.

Levei um certo tempo para aprender que os processos não andam na mesma velocidade de nossos pensamentos, que pessoas tem distintos objetivos, anseios e empenhos.

BeefPoint: Quais habilidades um consultor de campo precisa ter para expandir sua rede de clientes / produtores?

Eduardo Castilho: O consultor precisa ter capacidade de análise do perfil da propriedade e do cliente, comprometimento com o resultado e conhecimento técnico.

BeefPoint: Consultores de campo, em sua maioria, são graduados em Agronomia, Medicina Veterinária, Zootecnia, etc, e sabe-se que há certa carência na graduação quanto às práticas relacionadas ao marketing, vendas e atendimento ao cliente. Assim, o que você sugere para contornar esta situação?

Eduardo Castilho: Creio que é a busca constante por conhecimentos nas áreas de gestão de marketing, vendas e atendimento se faz necessário. Pois de nada adiantaram nossas ações se não resultarem na satisfação plena de nossos clientes para com nossos serviços.

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BeefPoint: Qual inovação / novidade no setor você mais gostou dos últimos anos? O que estamos precisando em inovar?

Eduardo Castilho: Para mim diversas foram as inovações nestes últimos anos, porém o mais significativo foi o surgimento de produtores arrojados com mentalidades inovadoras. Deste modo, mais uma vez será necessário focarmos na gestão para podermos medir os impactos destas mudanças.

BeefPoint: Quais as ações você tem feito para fidelizar o cliente que está buscando qualidade e bom atendimento?

Eduardo Castilho: Acredito que a fidelização do cliente está diretamente relacionada com o alcance de bons resultados no curto e médio prazo. Para que isto ocorra é necessário traçar um paralelo entre o perfil da propriedade, perfil do cliente e o objetivo do mesmo a longo prazo, para esclarecer as metas a serem atingidas.

BeefPoint: Qual é o diferencial de sua empresa e/ou empresa em que trabalha?

Eduardo Castilho: A dedicação, comprometimento e a forma de enxergar as propriedades como únicas, pois a soma do perfil do cliente mais o perfil da propriedade é o que nos norteará na criação de um modelo de negócio rentável e sustentável.

BeefPoint: O que você pretende fazer de diferente em 2014? E por quê?

Eduardo Castilho: Seguir na busca de estratégia para aumento de produtividade e rentabilidade, auxiliando na divulgação e massificação destes conhecimentos, pois somente assim promoveremos uma revolução no sistema de produção e iremos atender a demanda existente por alimentos.

BeefPoint: Qual o exemplo de profissional dessa área você mais admira?

Eduardo Castilho: Não tem como apontar apenas um consultor, pois hoje existem diversos profissionais que trabalham com objetivos diferentes, e que obtêm ótimos resultados. Mas tenho maior admiração aos que trabalham com o agronegócio de maneira empresarial.

BeefPoint: Qual seu recado para os pecuaristas?

Eduardo Castilho: Inovem, pois já dizia um físico “insanidade é fazer repetidamente a mesma coisa e esperar resultados diferentes”. A demanda por alimento é crescente e nossas ações fundamentais, para não dizer “vitais”.

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Confira outra entrevista de Eduardo Castilho no BeefPoint:

Eduardo Madeira Castilho: a inovação na ILP é importante, pois a demanda por alimento é crescente

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