Integração lavoura-pecuária no foco da Maragogipe
22 de setembro de 2021
Recuperar pastos pode custar até R$ 250 bi
22 de setembro de 2021

Práticas de manejo para vacas ao desmame

No momento do desmame não é apenas importante concentrar o tempo e o manejo em maneiras de eliminar o estresse, manter a saúde e maximizar o valor dos bezerros desmamados, mas também um momento crítico para manejar o rebanho de vacas.

As vacas são basicamente a “fábrica de produção” na produção de bezerros. Eles pegam a matéria-prima (pasto e ração suplementar) e o transformam em bezerro desmamado para ser vendido como retorno do custo de produção. Há um custo para manter uma vaca a cada dia que a possuímos. As vacas devem se sustentar principalmente com o recurso de forragem, criar e desmamar um bezerro saudável a cada ano.

Uma estação de reprodução definida (idealmente 45 – 90 dias) é uma parte importante do manejo de um rebanho para lucratividade e torna possível as “melhores práticas de manejo”. Quando desmamamos os bezerros com 6 a 8 meses de idade, é uma boa hora para colocar as vacas na rampa e dar uma olhada no seguinte:

Estado de prenhez. As vacas são abertas ou prenhes? Isso não apenas ajuda a tomar decisões de descarte em potencial das vacas abertas, mas também indica se as vacas estão cumprindo o cronograma. Vacas que parem mais tarde ano após ano indicam que podemos precisar tomar medidas corretivas em nosso programa de cria, alimentação ou saúde do rebanho.

Peso das vacas maduras. Nesta época do ano, o tamanho da vaca madura é informativo no planejamento das necessidades de feno/suplementação. Todos os rebanhos apresentam variação no tamanho das vacas adultas. Sendo assim, se você tem 80 vacas secas para levar durante o inverno, ajuda no planejamento saber se o tamanho médio das vacas adultas é de 540 quilos ou 650 quilos.

Escore de condição corporal (ECC). Uma das principais limitações para melhorar a eficiência reprodutiva é a duração do período de anestro pós-parto. Se as vacas devem manter um intervalo de parto de um ano, elas devem conceber dentro de 80-85 dias após o parto. O escore de condição corporal no momento do parto determina em grande parte o desempenho subsequente da recria. Um EEC de 5,5 ou melhor no parto é recomendado para vacas. É normal esperar que as vacas sejam ordenhadas e com seu EEC mais baixo na época do desmame. Se a condição corporal precisa ser recuperada antes do parto, o momento mais eficiente para colocar carne de volta nas vacas é enquanto elas estão secas.

Saúde do rebanho (vacinações e vermifugação). Na pecuária moderna, o foco está na otimização da saúde do rebanho, produção eficiente e maximização do retorno líquido para a unidade de negócios. Trabalhar com um veterinário permitirá que você desenvolva um programa de saúde que atenda às suas necessidades específicas.

Avalie as vacas individualmente quanto a condição de: úbere, olhos, bocas, pés, pernas, articulações e disposição.

Identificação individual, registros de parto e registros de datas de nascimento são úteis. Este é um bom momento para substituir as marcas auriculares conforme necessário. A idade da vaca é um fator importante a ser levado em consideração junto com outras informações coletadas para tomar as melhores decisões de manejo.

As decisões de manejo baseadas em informações confiáveis ​​aumentam o potencial de lucro das operações de criação de bezerros. As informações coletadas sobre seu rebanho de vacas podem ser usadas de várias maneiras para melhorar os programas de criação, orçamento de forragem, marketing e outras decisões que você precisa fazer para melhorar os resultados financeiros de sua operação.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress