Mercado Físico da Vaca – 22/06/09
22 de junho de 2009
Mercados Futuros – 23/06/09
24 de junho de 2009

PR: primeiro estado a adotar o Sisbi

O Paraná é o primeiro estado a adotar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). Na prática, ao seguir procedimentos equivalentes de fiscalização de produtos de origem animal aos adotados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o serviço de inspeção do Paraná fica habilitado a certificar alimentos que podem ser comercializados em todo o território nacional.

O Paraná é o primeiro estado a adotar o Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi/POA), do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária (Suasa). A adesão significa que os auditores municipais, estaduais e federais vão inspecionar os alimentos produzidos em território paranaense seguindo as mesmas regras. O ingresso no sistema foi oficializado, nesta segunda-feira (22), em Londrina/PR, com assinatura do termo de compromisso entre os secretários de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Inácio Kroetz e de Agricultura e Abastecimento do estado, Valter Bianchini, durante o lançamento do Plano Agrícola e Pecuário 2009/2010.

Na prática, ao seguir procedimentos equivalentes de fiscalização de produtos de origem animal aos adotados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o serviço de inspeção do Paraná fica habilitado a certificar alimentos que podem ser comercializados em todo o território nacional. Essa norma é válida hoje apenas para os produtos que recebem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF).

“Essa condição permitirá maior competitividade para a indústria e o comércio paranaense. Haverá maior oferta de produtos circulando sob as mesmas exigências de qualidade e segurança, o que também confere mais garantias para o consumidor”, afirma o secretário de Defesa Agropecuária. “Há a possibilidade de se agregar valor aos produtos pela origem. Isso é um diferencial conquistado pelo estado”, completa Kroetz.

Para aderir ao Sisbi/POA/Suasa, os serviços de defesa sanitária do estado precisam comprovar que adotam os mesmos procedimentos do SIF, a exemplo da inspeção prévia e posterior ao abate dos animais, os sistemas de verificação e auto-controle, processos e utilização de matéria-prima, assim como a estocagem dos produtos. O ingresso é voluntário e aprovado mediante resultado favorável em auditoria do Mapa. Após a adesão, o sistema deve ser auditado, periodicamente, para comprovar a continuidade do cumprimento dos requisitos exigidos pelo Mapa. Os produtos de origem animal do Paraná que não tenham selo do SIF receberão a marca do Sisbi em suas embalagens.

Até o momento, além do Paraná, apenas o município de Crissiumal no Rio Grande do Sul faz parte do sistema. Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Sul solicitaram a adesão.

As informações são do Mapa, resumidas e adaptadas pela equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. João Mauricio Culik disse:

    Esta e uma medida que deveria ser seguido por outros estados, lembramos que se pode ser alimento perecivel no municipio qual dificuldade de ser alimento para o brasil.

    abraços e que todos pensem igual.

  2. Cláudio Luís Machado de Oliveira disse:

    Com certeza é um grande passo.Parabéns aos governantes do Paraná que inteligentemente visualizaram a importancia da unificação e padronização dos metodos de inspeção. Espero que os governates do estado de Mato Grosso também sigam por este caminho que entendo eu ser uma evolução e sem volta.

plugins premium WordPress