Grupo Pão de Açúcar anuncia compromisso para vetar compras de carne de áreas de desmate
30 de março de 2016
MS: Projeto pede cartazes com informações sobre tipo de criação bovina comercializada
30 de março de 2016

Porção de carne maturada por cem dias custará R$ 100 em restaurante

Há quase cem dias, o chef francês Julien Mercier está cuidando de duas peças de carne, mantidas em um ambiente de temperatura e umidade controladas. Na maturação a seco, procedimento que teve origem na época em que caçadores penduravam ao ar livre os animais capturados e os deixavam quase apodrecer, há um processo enzimático que amacia a carne e, conforme perde líquido, faz com que sabores e aromas fiquem mais concentrados.

JulienMercierO chef francês Julien Mercier, do restaurante Le Bilbouquet

As duas peças maturadas no restaurante Le Bilboquet, na região dos Jardins, devem render cerca de 40 porções de 275 gramas –como a parte externa delas é desprezada, pode haver uma perda maior do que a prevista, o que também reflete no preço do prato (a princípio, será de R$ 100).

Os filés serão servidos com purê de batatas, para “manter o foco na carne”. O corte escolhido para o procedimento é o bife ancho no osso –de carne marmorizada e com capa de gordura para protegê-la– e a definição de tempo do longo período de maturação, de cem dias, foi fruto de vários testes realizados pelo chef Julien Mercier.

O festival Dry-Aged começa no sábado (2) e se mantém enquanto houver o ingrediente –reservas já podem ser feitas por telefone.

Fonte: Folha de São Paulo, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress