Novo aplicativo quer estimular consumo consciente de carne no Brasil
1 de setembro de 2021
Balizador de preços do boi gordo GPB/DATAGRO – Boletim de 31-agosto-2021
1 de setembro de 2021

Pneumonia em bezerros desmamados: é melhor prevenir do que remediar

Qualquer pecuarista que compra ou vende bezerros desmamados sabe muito bem do efeito prejudicial que um caso de pneumonia pode ter sobre o gado.

É por isso que muitos produtores não se arriscam na compra de bezerros desmamados e optam por vacinar o gado o mais rápido possível após a chegada à fazenda.

Para garantir que um bezerro desmamado permaneça saudável e livre de pneumonia, os criadores devem ter como objetivo minimizar a exposição do animal a doenças e maximizar a defesa do desmame contra doenças.

Minimizando a exposição à pneumonia

Minimizar a exposição de um bezerro à doença pode ser alcançada por meio de estratégias como o uso de um rebanho fechado, triagem dos animais de reposição e imunidade de rebanho positivo.

Boas condições de alojamento, com atenção especial à ventilação adequada e espaço de galpão, desempenham um papel fundamental na prevenção de doenças respiratórias no gado.

Um surto de pneumonia em um grupo de desmamados é considerado intimamente associado a situações em que o sistema imunológico do animal está comprometido.

Isso pode ocorrer como resultado do estresse associado ao desmame e, portanto, o estresse deve ser minimizado no desmame.

A deficiência de nutrientes pode suprimir significativamente o sistema imunológico, resultando em uma resposta insatisfatória à vacinação e também em bezerros incapazes de combater infecções.

Alternativamente, a nutrição adequada minimiza os efeitos negativos da doença a longo prazo e permite uma recuperação mais rápida.

Um programa de prevenção de doenças para pneumonia geralmente envolve a vacinação na maioria das fazendas.

Vacinas

Existem vacinas específicas para vírus, mas a sua eficácia depende dos procedimentos de manejo e do momento da administração.

Dependendo do agente causador (vírus) e do produto, a vacina deve ser administrada antes do desmame, lembrando que alguns produtos requerem dose de reforço.

Sempre que possível, não misture bezerros de diferentes origens até que as vacinações tenham tido tempo de produzir imunidade (2-3 semanas).

É vital – independentemente do programa – que as vacinas sejam armazenadas e administradas de acordo com as instruções do fabricante, inclusive sendo administradas no momento certo, na dose e via de administração certas e no intervalo certo entre o primário e o reforço (se necessário).

Também é muito importante que as vacinas não sejam administradas a bezerros doentes, porque eles estão doentes, ou bezerros estressados ​​não responderão apropriadamente à vacina.

O conselho é trabalhar em estreita colaboração com um médico veterinário. A coleta de amostras de mucosa nasal ou swabs para diagnóstico laboratorial direcionará a seleção da vacina e/ou tratamento antibiótico apropriado.

Fonte: Agriland, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress