Brasil participa da maior feira de alimentos da Ásia
25 de abril de 2018
Média de 56% de pecuaristas eficientes nos últimos cinco anos se mantém, mas seleção natural do restante está mais clara agora
25 de abril de 2018

Plataforma Olhares para 2030 reunirá artigos que apontam futuros caminhos para a agricultura nacional

Como parte das comemorações do seu 45º aniversário, a Embrapa lançou no dia 24 de abril plataforma digital com projeções e expectativas de caminhos possíveis para o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira.

Olhares para 2030 reunirá artigos de opinião de 90 especialistas nacionais de diferentes áreas de atuação, agrupados em sete megatendências identificadas pelo Sistema de Inteligência Estratégica da Embrapa (Agropensa), sintetizando as principais forças de transformação da agricultura brasileira para os próximos anos.

A plataforma poderá ser acessada no endereço https://www.embrapa.br/olhares-para-2030 e os artigos consultados de duas formas: por ordem alfabética de nomes ou por alinhamento a cada megatendência de futuro. A ideia da Embrapa é reunir visões diferentes sobre o futuro da agropecuária para subsidiar debates entre em professores, estudantes, pesquisadores, gestores, legisladores, lideranças e outros profissionais interessados em agricultura e alimentação.

“Essa primeira versão da plataforma é composta por esses 90 artigos preparados por diversos autores convidados a antever, analisar e discutir, em textos curtos e objetivos, o que acontecerá no mundo da agricultura e da alimentação, no horizonte de 2030, à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU”, explica Edson Bolfe, coordenador do trabalho.  Esses Objetivos representam um conjunto de compromissos para superar os desafios da sustentabilidade da humanidade neste século.

Segundo ele, a intenção da obra é captar visões, experiências e expectativas, partindo de duas premissas: a de que parte da agricultura do presente evoluirá incorporando novas práticas, métodos e conceitos; a de que uma nova agricultura surgirá, em resposta às mudanças nos paradigmas que governam o mundo da agricultura e da alimentação. Outros 100 autores foram contatados e deverão fazer parte da segunda versão do Olhares para 2030.

Fonte: Embrapa, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress