JBS suspende atividades em RO e trabalhadores serão transferidos
3 de junho de 2015
Proposta para racionalizar e simplificar regras de sanidade animal recebe apoio do Parlamento europeu
5 de junho de 2015

Plano beneficiará pecuaristas, mas tomada de crédito preocupa setor

O Plano Agrícola e Pecuário (PAP), anunciado na terça-feira (2) pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) foi recebido de forma positiva pela Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), principalmente por não havido retrocessos se comparado com o plano anterior.

No que se refere especificamente à pecuária, o  governo manteve os limites adicionais de financiamento de custeio e de investimento em estímulo aos processos de engorda em sistema de confinamento, com prazo de 6 meses, e à aquisição de matrizes e reprodutores bovinos e bubalinos, com prazo de 5 anos, incluídos 2 de carência. Para o superintendente da Acrimat, Olmir Cividini, “são ferramentas importantes para que o criador promova investimentos na atividade”. O PAP prevê também a manutenção da linha de retenção de matrizes para evitar o descarte precoce, com prazo de financiamento de até 3 anos para pagamento.

A expectativa do setor, agora, é quanto a operacionalização do crédito. Entre as principais reclamações dos pecuaristas está a dificuldade de acesso aos financiamentos. “Mais importante do que o anúncio é que o dinheiro chegue onde deve chegar, nas mãos do produtor”.

Fonte: Acrimat, adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress