Contrato de compra de ativos da JBS tem condições suspensivas, diz Minerva
23 de junho de 2017
Mercado físico do boi gordo –22-06-2017
23 de junho de 2017

PIB do agro deve crescer 9,6% em 2017

O Banco Central melhorou expressivamente a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio neste ano, de 6,4% para 9,6%. Mas o Relatório Trimestral de Inflação reconhece que a força do campo é concentrada no primeiro trimestre do ano e deve se dissipar ao longo dos próximos meses. Mesmo assim, a previsão mais otimista foi mantida.

Sobre o efeito cascata do aumento da produção agrícola, o BC diz que “além dos efeitos diretos sobre o valor agregado da atividade agropecuária, a expansão da safra agrícola exerce desdobramentos positivos sobre a cadeia produtiva”. Mas o mesmo BC reconhece mais uma vez que esse impacto estatístico se concentra novamente no próprio trimestre – sem resultado relevante nos períodos seguintes.

De acordo com o modelo usado pelo BC, o choque de 1 ponto porcentual no produto do setor primário “gera, em média, um impacto estatisticamente significativo de 0,05 ponto porcentual sobre a produção do restante da economia no trimestre corrente”. “Porém, não há evidências de que esse mesmo choque tenha repercussões nos trimestres seguintes”, comenta o BC.

“Dentre tais efeitos indiretos, destacam-se o impacto do escoamento e da comercialização da safra na demanda por serviços de comércio e transporte; os efeitos positivos sobre cadeias industriais associadas a bens agrícolas; e o impulso da renda agrícola sobre a demanda por outros bens e serviços.”

Fonte: Estadão, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress