Margem bruta na reposição: o que mudou na pecuária?
30 de novembro de 2006
Mendonça de Barros discute crescimento do agronegócio
4 de dezembro de 2006

PIB brasileiro cresce 0,5% no 3º trimestre

O PIB brasileiro, divulgado pelo IBGE registrou crescimento de 0,5% no terceiro trimestre de 2006 em relação ao trimestre anterior. Em termos anualizados, houve crescimento de 2,01%. O destaque do PIB no terceiro trimestre foi um crescimento de 7,8% da agropecuária em relação ao mesmo trimestre de 2005.

O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) registrou crescimento de 0,5% no terceiro trimestre de 2006 em relação ao trimestre anterior. Em termos anualizados, houve crescimento de 2,01%.

Na comparação com o terceiro trimestre de 2005, a expansão foi de 3,2% e, nos doze meses até setembro, o PIB cresceu apenas 2,3%.

No acumulado do ano, comparado com o mesmo período de 2005, o PIB cresceu 2,5%. Nesse cenário, aumentam as apostas de que o PIB em 2006 não crescerá mais do que 3%, ou mesmo que fique um pouco abaixo desse nível.

Segundo cálculos do IBGE, para que a economia cresça 3,2% em 2006 – a previsão oficial do governo – o PIB teria que crescer 5,2% no último trimestre, comparado com igual período do ano anterior. Houve, porém, uma boa notícia ontem: os investimentos estão crescendo 6% no acumulado do ano, bem acima do PIB, puxados pela importação de bens de capital e por uma expressiva recuperação da construção civil.

O consumo das famílias, o componente mais importante do PIB, continuou a expandir-se no ritmo moderado que já se mantém por três anos.

O destaque do PIB no terceiro trimestre foi um crescimento de 7,8% da agropecuária em relação ao mesmo trimestre de 2005. O resultado foi bastante influenciado pelo café e cana-de-açúcar, segundo Rebeca Palis, gerente de Contas Trimestrais do IBGE.

Enquanto a expansão do Brasil no acumulado até setembro foi de 2,5%, a China apresentou crescimento de 10,4%, a Índia de 9,2% e a Rússia de 6,6%.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress